28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2f - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional III |
22637 - ANÁLISE DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DESTINADAS À GESTANTES E NUTRIZES EM UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE BELISA BORGES AMORIM - UFF, LORHANE CARVALHO MELONI - UFF, SILVIA ELIZA ALMEIDA PEREIRA - UFF
Apresentação/Introdução O enfrentamento dos problemas envolvidos no processo de saúde, doença e cuidado no Brasil envolve necessariamente a promoção da saúde e seu fortalecimento na saúde pública. Práticas alimentares saudáveis são pilares para um estado de saúde pleno e, para isto, as atividades de Educação Alimentar e Nutricional são o meio para a problematização da realidade e construção de conhecimentos sobre o tema.
Objetivos Realizar diagnóstico situacional das ações de promoção da alimentação saudável destinadas à gestantes e nutrizes desenvolvidas em unidades públicas de saúde da cidade do Rio de Janeiro/ RJ.
Metodologia Utilizou-se a observação não participante para a identificação das atividades de Educação Alimentar e Nutricional destinadas à gestantes e nutrizes realizadas em quatro unidades públicas de saúde (três unidades de atenção primária à saúde e uma maternidade de referência) de acordo com um roteiro pré-estabelecido. Em cada unidade foi selecionado um informante chave capaz de responder às questões abordadas neste roteiro. A análise foi realizada pautando-se na Matriz FOFA (acróstico para Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e na Matriz de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica de Saúde (Ministério da Saúde, 2009).
Resultados Foram consideradas Fortalezas: o planejamento e a realização de ações de educação alimentar e nutricional na maternidade de referência, o atendimento a uma ampla faixa etária, e a disponibilidade de espaço físico para ações; Oportunidades: a presença de equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e existência de grupos educativos destinados a públicos específicos; Fraquezas: a necessidade de fornecimento de material educativo e didático pelo governo e carência de planejamento e avaliação das atividades realizadas; Ameaças: a escassez de nutricionistas e outras categorias de profissionais de saúde, de atividades de educação permanente e continuada, e a baixa frequência das ações educativas.
Conclusões/Considerações Deste modo, a partir da análise, verificou-se que o planejamento e avaliação das atividades educativas realizadas nas unidades divergem do recomendado pela Matriz de Ações. Para a Educação Alimentar e Nutricional ser valorizada, são necessários espaços claramente definidos e que ocorram mudanças na organização das práticas e serviços, incluindo o acompanhamento dos resultados e estímulo à ampla participação de todos os atores envolvidos.
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