28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2f - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional III |
22089 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA BRUNO DE SOUSA ALMEIDA - UECE, TAMARA SOARES DE OLIVEIRA ARARIPE - UECE, VICTÓRIA FEITOSA OLIVEIRA TEÓFILO - UECE, BÁRBARA RIBEIRO DA SILVA - UECE, AYANA FLORENCIO MENESES - UECE, LÍLIAN CAVALCANTE DOS SANTOS FARIAS - UNIFOR, PATRÍCIA MARTINS ALCÂNTARA - FIC, IDELIZ FONTENELE PEIXOTO - UECE, LUCIMARA SANTOS OLIVEIRA - FIC
Período de Realização A experiência ocorreu de agosto a outubro de 2017 em escolas municipais de Fortaleza-CE.
Objeto da Experiência Expor a vivência do estágio curricular obrigatório de Saúde Coletiva do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará na Alimentação Escolar.
Objetivos O objetivo principal é oferecer uma formação acadêmica prática aos futuros profissionais de nutrição, para que estejam aptos a atuarem na área da Alimentação Escolar, exercitando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, focando no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Metodologia A vivência contou com 4 estagiários lotados, cada um, em um distrito de educação de uma regional da cidade. Atividades de educação nutricional, como dinâmicas, degustação de frutas, semáforo dos alimentos, oficinas culinárias e de pintura e avaliação nutricional foram realizadas. Várias escolas foram visitadas, trabalhando com crianças, adolescentes, pais, manipuladores e professores em contextos diferenciados. Ao final de cada atividade era realizada uma avaliação com o público trabalhado.
Resultados A experiência foi inovadora, por ser a primeira vez a ser realizada pelo curso da universidade. Foram realizadas mais atividades em conjunto do que individuais, por conta do apoio do grupo, das trocas de ideias e materiais. Houve uma certa dificuldade em trabalhar com o público adolescente em relação ao infantil. Experiências como: poucos recursos disponíveis, improvisação, contornar situações delicadas, além de aprender a falar e ouvir nos momentos certos foram alguns dos aprendizados.
Análise Crítica A vivência foi um desafio, considerando o período do estágio curto, não conseguindo abranger a todas às escolas existentes, além de trabalhar com grupos heterogêneos, dificultando uma padronização e resistência de gestores e do grupo para a realização de atividades. Entretanto, a experiência foi importante para despertar o espírito de liderança, iniciativa, criatividade e compromisso necessários na bagagem curricular do nutricionista.
Conclusões e/ou Recomendações Portanto, ações de educação em saúde no espaço escolar não são apenas pertinentes como são institucionalmente orientadas para a sua efetivação, promovendo mudanças qualitativas e quantitativas frente à adoção de um estilo de vida saudável. É necessário a presença de profissionais de saúde de forma efetiva no espaço escolar, além dos familiares dos estudantes, objetivando educar e promover estilo de vida saudável desde a infância.
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