28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2f - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional III |
21668 - A MERENDEIRA E AS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM ESCOLAS. KELLY DOS SANTOS GOMES - UERJ, ALEXANDRE BRASIL CARVALHO DA FONSECA - UFRJ
Apresentação/Introdução O comportamento alimentar dos estudantes apresenta impacto na qualidade de vida e níveis de saúde desta população, tanto no presente quanto no futuro destes indivíduos. A escola tem papel de destaque neste cenário, considerando a formação do hábito alimentar e também o consumo dos alimentos, sendo central considerar o papel das merendeiras em todos os processos relacionados às refeições escolares.
Objetivos Reconhecer concepções relacionadas aos diversos aspectos da alimentação entre os profissionais responsáveis pelo preparo da alimentação escolar em escolas do Rio de Janeiro.
Metodologia Utilizou-se metodologia qualitativa, que objetiva descrever os componentes de um sistema complexo de significados. Sendo oportuna para estudar temas relacionados às práticas alimentares.
A técnica escolhida foi a observação participante que ocorre por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno estudado, obtendo informações sobre a realidade das pessoas nos contextos em que ocorrem.
Assim, conviveu-se por três meses com merendeiras de escolas do Rio de Janeiro, no ambiente da cozinha-refeitório, participando de todas as atividades pertinentes à alimentação escolar. Ao final de cada observação, os dados foram registrados no diário, para não haver perda de informações.
Resultados Foram observadas 2 escolas, uma municipal e outra estadual, ambas no mesmo bairro do subúrbio carioca, entre os meses de abril e junho de 2013. Participaram da observação 10 profissionais, todas do sexo feminino com idade média de 40 anos.
Os conceitos que se destacaram durante a observação foram as relações sociais em torno do alimento, a importância do ato de cozinhar, a afetividade entre estes profissionais e os alunos e as dificuldades que enfrentam para desenvolver o trabalho.
Quanto às percepções da alimentação escolar, as profissionais apresentaram uma visão que vai além do assistencialista, se veem como educadoras, acreditam que a alimentação escolar pode atuar na Educação alimentar.
Conclusões/Considerações A vivência no campo foi enriquecedora. Foi possível conhecer grandes mulheres e alguns de seus pensamentos relacionados à alimentação. Essa aproximação permitiu entender a complexidade que enfrentam e as potencialidades que possuem, existe um envolvimento com o processo que vai além do ato de preparar refeições.
Por fim, considerar seus saberes e práticas pode contribuir de maneira significativa no aspecto educativo da alimentação escolar.
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