28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2f - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional III |
21307 - “PLANTANDO NA ESCOLA, COLHENDO SAÚDE”: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PIRAÍ DO SUL/PR NA JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ALEXANDRE RODRIGUES LOBO - NÚCLEO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL, JUSSARA APARECIDA LIEBEL - ESCOLA PIRAHY, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL, NANCI APARECIDA DALCOL KIEL - ESCOLA LUCÍLIA PENTEADO DE ARAÚJO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL, LUCIANA COSTA - SECRETARIA DE AGRICULTURA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL, THALIA TEIXEIRA DO NASCIMENTO GOMES - NÚCLEO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL, PAULA DE ARAÚJO ARRUDA - SECRETARIA DE SAÚDE, PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL, AUBREY PORTO - NÚCLEO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL, EDUARDO DE CARLI - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO
Período de Realização Entre maio e dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Ações interdisciplinares e intersetoriais de educação alimentar e nutricional (EAN) para o ensino infantil de duas escolas municipais de Piraí do Sul/PR.
Objetivos Criar uma agenda de ações que inclua: incentivo ao consumo de alimentos e preparações típicas do município; aproveitamento integral dos alimentos; instalação e manutenção de hortas escolares; fortalecimento do vínculo entre agricultores e a escola; o ludismo como recurso para formação de hábitos alimentares sadios.
Metodologia A Jornada de EAN do FNDE foi desenvolvida em Piraí do Sul/PR com 73 crianças do ensino infantil (4/5 anos) das escolas ‘Pirahy’ e ‘Lucília Penteado de Araújo’, em 6 temas, utilizando-se metodologias participativas: Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil, Alimentos regionais brasileiros, Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos, Horta escolar pedagógica, Agricultura familiar na escola, e Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.
Resultados Observou-se elevada proporção de crianças sobrepesadas e com alto índice de cáries, possivelmente relacionados com hábitos alimentares e de higiene bucal inadequados. O trabalho com merendeiras e educadoras resultou em diminuição de desperdícios, pela adequação do tempo das refeições e utilização integral dos alimentos. A construção de hortas, a integração com agricultores e comunidade, e a participação em atividades lúdicas contribuíram para a formação de hábitos saudáveis pelas crianças.
Análise Crítica A realização de palestras contribuiu para mudança na percepção dos pais sobre ações de promoção de saúde na escola. Deficiências estruturais foram amenizadas por estratégias que propiciaram maior organização durante as refeições (ex., ajustes no horário do recreio e das refeições e alimentação em sala de aula). A construção e manutenção de hortas exige a conscientização de gestores, professores e comunidade escolar sobre sua importância, considerando aspectos pedagógicos, ambientais, nutricionais, sociais, etc.
Conclusões e/ou Recomendações As atividades contribuíram para modificação geral do comportamento. As professoras identificaram o alimento como importante instrumento para práticas pedagógicas. As atividades propiciaram divertimento e viabilizaram a exploração lúdica e todas as potencialidades nela contidas: contribuíram com aspectos cognitivos, atribuições de valor ou sensações de afetividade, socialização e um modo potencial de promoção de hábitos alimentares saudáveis.
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