Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2e - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional II

26114 - CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE ALIMENTAR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
PATRÍCIA MARIA PÉRICO PEREZ - UERJ, AMANDA DA SILVA FRANCO - UVA, SILVIA CRISTINA FARIAS - UERJ, ANA LÚCIA DE OLIVEIRA - UERJ, AMANDA PEIXOTO FERREIRA - UERJ, CLEIDE BRAZ DOS SANTOS - UERJ, KARLA DA SILVA ROCHA - UERJ, KELLY VELOSO DA CRUZ - UERJ, INÊS RUGANI RIBEIRO DE CASTRO - UERJ


Apresentação/Introdução
O ambiente alimentar universitário pode desencorajar uma alimentação saudável e ou estimular práticas alimentares não saudáveis tendo em vista a baixa qualidade nutricional dos alimentos ali comercializados. Conhecer como se dá a oferta de alimentos nesse tipo de ambiente organizacional contribui para dar visibilidade ao problema e orientar medidas para sua superação.


Objetivos
Descrever o ambiente alimentar de uma universidade pública brasileira.


Metodologia
Estudo seccional conduzido em dezembro de 2016 em todos os estabelecimentos que comercializavam alimentos, preparações e bebidas (APB) em uma universidade pública da cidade do Rio de Janeiro. Depois de aplicado checklist, os estabelecimentos foram agrupados com base no grau de processamento dos alimentos predominantemente comercializados: Grupo 1 (vendiam predominantemente alimentos in natura ou minimamente processados (AINMP)), Grupo 2 (vendiam AINMP e alimentos ultraprocessados (AUP)) e Grupo 3 (vendiam predominantemente AUP). A descrição do ambiente alimentar foi feita por meio da distribuição desses grupos de estabelecimentos.


Resultados
O ambiente alimentar era composto por 25 estabelecimentos (n= 13 lanchonetes, 9 do tipo misto (restaurante/cafeteria/lanchonete), 2 do tipo bomboniérie e 1 restaurante à la carte e/ou prato feito). Observou-se predomínio de estabelecimentos (60%) que vendiam AUP como: bebidas - sucos industrializados, refrigerantes, chás gelados, guaraná natural e guloseimas - balas, bombons, chocolates) (Grupo 3), seguido por 36% que comercializavam AINMP e AUP e apenas 4% vendiam predominantemente AINMP.


Conclusões/Considerações
Foi observada preponderância de estabelecimentos que vendiam AUP, o que dificulta a garantia da segurança alimentar e nutricional neste ambiente organizacional. Os achados indicam a necessidade do desenvolvimento de medidas estratégicas para sua garantia, como a disponibilidade e a acessibilidade econômica a alimentos saudáveis aliadas a iniciativas institucionais de regulação de propaganda e oferta de alimentos não saudáveis.

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