27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2e - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional II |
24841 - AMBIENTE ALIMENTAR UNIVERSITÁRIO: CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS E FACILITADORES PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL BEATRIZ SALARI BORTOLOT - UERJ, PATRÍCIA MARIA PÉRICO PEREZ - UERJ, AMANDA DA SILVA FRANCO - UVA
Apresentação/Introdução O ambiente alimentar universitário pode influenciar os hábitos alimentares dos indivíduos a ele expostos, uma vez que, componentes como disponibilidade de alimentos e bebidas, promoções, informação nutricional e propaganda podem agir como facilitadores ou barreiras para as escolhas saudáveis.
Objetivos Caracterizar o ambiente alimentar de uma universidade pública brasileira, identificando a presença de barreiras e facilitadores para a alimentação saudável.
Metodologia Estudo seccional, conduzido em dezembro de 2016, de avaliação do ambiente alimentar do consumidor universitário, em todos os estabelecimentos que comercializavam alimentos, preparações e bebida (APB) na universidade. A avaliação foi realizada pela auditoria, através da aplicação de checklist, com base em critérios pré-determinados, a fim de avaliar barreiras e/ou facilitadores para uma alimentação saudável, como a disponibilidade de itens marcadores de alimentação saudável (MAS) e não saudável (MANS), presença de informação nutricional, existência de promoções e propaganda. Todos os estabelecimentos foram convidados a participar do estudo e somente aqueles que aceitaram foram incluídos.
Resultados O ambiente alimentar era composto por 25 estabelecimentos (n= 13 lanchonetes, 9 do tipo misto (restaurante/cafeteria/lanchonete), 2 do tipo bomboniérie e 1 restaurante à la carte e/ou prato feito). Observou-se elevada frequência de estabelecimentos que ofertavam itens MANS: 100% ofereciam bebidas ultraprocessadas e 84% guloseimas e baixa frequência de itens MAS: 32% de hortaliças, 16% ofereciam frutas e suco, 8% arroz integral e 36% de leguminosas. A propaganda de alimentos foi mais frequente para itens MANS: 40% bebidas ultraprocessadas e 8% sorvete. Só um estabelecimento apresentava informação nutricional e apenas um estabelecimento oferecia preço promocional para os universitários.
Conclusões/Considerações O ambiente alimentar universitário estudado apresentou barreiras para a promoção da alimentação saudável, pois era frequente a disponibilidade de itens MANS e a promoção desses alimentos associada à baixa oferta de itens, MAS. Tais achados apontam a necessidade de melhorias do ambiente alimentar universitário por meio de regulação da venda e publicidade de alimentos, além de intervenções voltadas para a promoção de um ambiente alimentar saudável.
|