27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2e - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional II |
24022 - AVALIAÇÃO DO AMBIENTE ALIMENTAR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO A LUZ DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO OFERECIDO PELO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO TAMYRES CAROLINE SANTOS OLIVEIRA - UFRJ, LETÍCIA FERREIRA TAVARES - UFRJ
Apresentação/Introdução Os estudos sobre os determinantes de práticas alimentares e as políticas públicas têm reconhecido a relação entre o ambiente e a alimentação. O ambiente alimentar universitário é estratégico, pois tem forte influência sobre as práticas alimentares dos indivíduos a ele expostos. A presença de restaurante universitário pode favorecer para um ambiente propicio para alimentação adequada e saudável.
Objetivos Avaliar a percepção dos estudantes sobre a qualidade dos serviços fornecidos pelo restaurante universitário central da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Metodologia Trata-se de um estudo seccional realizado de junho a dezembro de 2017 com alunos dos cursos de nutrição e gastronomia da UFRJ – campus Fundão. Foi utilizado um questionário para identificar o perfil dos participantes, a frequência de utilização do restaurante universitário, os motivos para frequentá-lo ou não e para avaliar a satisfação dos usuários através do grau de importância e desempenho dos seguintes atributos: cardápio, ambiente físico, preço, atendimento e higiene e limpeza. Foi realizada análise descritiva resultados. Criou-se uma matriz bidimensional para representação gráfica dos atributos avaliados de acordo com o grau de desempenho e importância.
Resultados Entre os 155 respondentes, a média de idade foi de 23 anos e 97% frequenta a faculdade mais de um turno por dia. A maioria dos itens avaliados obteve nota positiva de desempenho e pequena diferença entre a expectativa (importância) e a performance (desempenho). Os principais atributos localizados no quadrante I da matriz, com alta importância e baixo desempenho, foram: tempo de espera, disposição e circulação e opções para higienização das mãos. Destacam-se alguns atributos no quadrante II (itens com importância e desempenho elevados): horário de funcionamento, valor cobrado, sabor, variedade, e temperatura do alimento, limpeza do salão, higiene dos atendentes e temperatura do ambiente.
Conclusões/Considerações A maioria dos atributos utilizados para avaliar a percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços do restaurante universitário foi considerada adequada. A matriz importância-desempenho mostrou-se uma ferramenta útil para sistematização dos resultados e foi apresentada aos gestores do restaurante para subsidiar intervenções em prol da qualidade do serviço oferecido e de um ambiente alimentar adequado para promoção da alimentação saudável.
|