27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2e - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional II |
21740 - AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DE UM RESTAURANTE POPULAR: ESTRATÉGIA DE COMBATE À INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL CLAUDIA MARCIA SILVA MEDEIROS LIMA - FACULDADE DE TECNOLOGIAS E CIENCIAS -FTC, LIDMARY PALMAS ALVES - FACULDADE DE TECNOLOGIAS E CIENCIAS - FTC
Apresentação/Introdução Uma alimentação adequada colabora para a melhoria e manutenção da saúde dos indivíduos, contudo muitos não têm acesso a uma refeição equilibrada, devido ao baixo poder aquisitivo. Dessa maneira os Restaurantes Populares, surgiram como ferramentas estratégicas das politicas públicas do Brasil, cuja finalidade é ofertar uma refeição saudável, segura e equilibrada por um valor acessível a todos.
Objetivos Analisar os cardápios oferecidos em um Restaurante Popular de Feira de Santana - Bahia, e comparar com os parâmetros nutricionais instituídos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador.
Metodologia O estudo se deu através de pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória dos temas construídos pertinentes a segurança alimentar e nutricional, e Programa de Alimentação do Trabalhador, e Restaurantes Populares, bem como observação direta e coleta de refeições servidas, após isso foi realizada análises dos percentuais ofertados de carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras e NDPcal% (Net Dietary Protein Calorie) e comparadas aos parâmetros estipulados pela Portaria Interministerial do Ministério do Trabalho nº 66, de 25 de agosto de 2006. Para a realização dos cálculos, utilizou-se o software Microsoft Office Excel, tendo como apoio Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos.
Resultados Os cardápios servidos foram compostos por arroz, feijão, proteína, suco e sobremesa.
As porções obtidas de arroz e feijão foram em média 120g/dia, as de carne 80g/dia, suco 200 ml e a sobremesa variaram entre frutas com porção de 80g/dia e doces industrializados com 20g/dia. Os resultados obtidos durante o estudo demonstraram, que durante a semana ocorreu a compensação na oferta dos macro nutrientes, atendendo assim aos parâmetros estabelecidos, dessa maneira os cardápios atenderam a sugestão do manual técnico do Programa Restaurante Popular e apresentou conformidade quanto aos requisitos estipulados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador
Conclusões/Considerações As refeições servidas no Restaurante Popular estudado contribuem nutricionalmente em caráter complementar, para melhoria do estado nutricional da população em estado de insegurança alimentar. O restaurante apresentou um cardápio diversificado que preserva os costumes e hábitos alimentares dos comensais. Sugere-se aumentar a oferta de proteínas de alto valor biológico, frutas, verduras e leguminosas.
|