Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2d - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais II

28112 - FATORES ASSOCIADOS À MUDANÇA NO ESTADO NUTRICIONAL APÓS ACOMPANHAMENTO DE QUATRO ANOS EM ADOLESCENTES FINLANDESES
CAROLINA LOPES DE CARVALHO VITAL - UFF, REJANE AUGUSTA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO - FOLKHÄLSAN RESEARCH CENTER, HELSINKI, FINLAND. FACULTY OF MEDICINE, UNIVERSITY OF HELSINKI, HELSINKI, FINLAND., VALÉRIA TRONCOSO BALTAR - UFF, ELISABETE WEIDERPASS - FOLKHÄLSAN RESEARCH CENTER, HELSINKI, FINLAND. FACULTY OF MEDICINE, UNIVERSITY OF HELSINKI, HELSINKI, FINLAND. DEPARTMENT OF MEDICAL EPIDEMIOLOGY AND BIOSTATISTICS, KAROLINSKA INSTITUTET, STOCKHOLM, SWEDEN. DEPARTMENT OF RESEARCH, CANCER REGISTRY OF NORWA


Apresentação/Introdução
O excesso de peso na adolescência tende a persistir na vida adulta trazendo risco para o desenvolvimento de vários tipos de doenças. Vários fatores estão associados ao excesso de peso e à obesidade, tais como sedentarismo, excessivo tempo de tela e hábitos alimentares inadequados. No entanto, pouco é sabido sobre como estes fatores afetam a mudança de peso na adolescência.


Objetivos
Avaliar descritivamente se hábitos alimentares, consumo do café da manhã e tempo da tela estão associados às mudanças no estado nutricional após quatro anos de acompanhamento em adolescentes finlandeses.


Metodologia
Este estudo inclui 5.281 adolescentes finlandeses da Coorte Finnish Health in Teens (Fin-HIT) com informação de índice de massa corpórea (IMC) na linha de base e no acompanhamento. Com base no IMC nos dois momentos do estudo, os adolescentes foram classificados em quatro grupos: redução de excesso de peso para peso normal (RP); estabilidade em peso normal (EN); estabilidade em excesso de peso (EEP); aumento de normal para excesso de peso (AEP). Os possíveis fatores associados à mudança de peso foram: consumo de café da manhã, hábito alimentar e tempo de tela. Foi utilizado o teste Qui-quadrado considerando um nível de significância de 5%.


Resultados
Após quatro anos de acompanhamento, 88% dos adolescentes não mudaram de estado nutricional, 3% foram classificados como RP e 9% como AEP. A classe de adolescentes com aumento de normal para excesso de peso foi mais frequente em adolescentes com menor frequência de consumo de café da manhã (valor-p = 0,001), pior hábito alimentar (valor-p = 0,004) e tempo de tela maior que 2 horas/dia (valor-p < 0,001).


Conclusões/Considerações
Este estudo indicou que hábitos alimentares mais saudáveis, consumo do café da manhã adequado e menor tempo de tela, podem influenciar na estabilidade do estado nutricional na adolescência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360