Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2d - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais II

25863 - INCONSISTENTE RELAÇÃO ENTRE CONSUMO DE DESJEJUM E TRAJETÓRIA DE ADIPOSIDADE: RESULTADOS DA COORTE ELANA
BRUNA KULIK HASSAN - UERJ, DIANA BARBOSA CUNHA - UERJ, GLORIA VALERIA DA VEIGA - UFRJ, ROSANGELA ALVES PEREIRA - UFRJ, ROSELY SICHIERI - UERJ


Apresentação/Introdução
A obesidade é um reconhecido problema de saúde pública, não só entre adultos, mas entre adolescentes e crianças. Apesar da existência de estudos transversais acerca da relação entre desjejum e obesidade, as evidências longitudinais não são consistentes quanto ao seu papel e sobre o efeito da permanência deste comportamento por um período prolongado na trajetória de adiposidade na adolescência.


Objetivos
Investigar a influência da frequência de desjejum sobre as trajetórias do índice de massa corporal (IMC) e do percentual de gordura corporal (%GC) entre adolescentes do Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes (ELANA).


Metodologia
O ELANA é uma coorte da região metropolitana do Rio de Janeiro. São 809 estudantes na linha de base (2010) e 3 ondas de seguimento. IMC obtido anualmente pelo peso e altura e %GC pela bioimpedância elétrica. Uma pergunta sobre frequência de desjejum na linha de base e onda 3 com 3 opções de resposta: ao menos 5 vezes por semana; 1 a 4 vezes por semana; nunca ou quase nunca. Persistência de desjejum entre linha de base e onda 3 dividida em: persistente regular (frequência ao menos 5 vezes por semana nas duas fases); persistente irregular (menos de 5 vezes por semana); de regular para irregular; de irregular para regular. Análises via modelos lineares de efeitos mistos com medidas repetidas.


Resultados
Não se observou relação entre desjejum e trajetória de IMC, porém pontuais achados significativos foram encontrados para a trajetória do %GC entre meninas. Aquelas com desjejum ao menos 5 vezes por semana na linha de base tiveram aumento mais acentuado do %GC em três anos do que aquelas com consumo entre 1 a 4 vezes por semana. Não houve diferença para o contraste entre consumir ou omitir o desjejum. Meninas que permaneciam com desjejum regular entre a linha de base e a onda 3 tinham aumento mais acentuado do %GC em três anos do que aquelas com consumo persistente e irregular.


Conclusões/Considerações
De maneira geral, nossos achados não apontam consumo mais frequente de desjejum como um fator de proteção para a adiposidade, com resultados diferentes segundo sexo e indicador de adiposidade. Esses achados são consonantes com alguns estudos experimentais de curta duração e em contraste com os transversais. Mais estudos com desenho longitudinal, especialmente experimentais de maior duração são necessários, a fim de melhor entender esse processo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360