Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2c - Alimentação e Nutrição: Corpo, subjetividade e cultura

28342 - COMENSALIDADE DO IDOSO NA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
CLAUDIANE MONSORES DE SÁ CAVALCANTE - UERJ, FRANCISCO ROMÃO FERREIRA - UERJ, CRISTIANE MARQUES SEIXAS - UERJ


Apresentação/Introdução
Como reflexo do contexto social mundial,o tema do envelhecimento é abordado, cada vez com mais frequência no cinema internacional e nacional. A participação de idosos, como figura central nos filmes, tem conquistado espaço cada vez maior possibilitando reflexões acerca de valores, sentidos e práticas em relação ao envelhecer e a velhice, inclusive sobre a alimentação.


Objetivos
Compreender os processos de envelhecimento e a relação com a comida a partir da linguagem cinematográfica.


Metodologia
Para seleção dos filmes foi elaborada uma lista com filmes que possibilitassem a discussão sobre o envelhecimento. Destes filmes selecionou-se os que tivessem idosos como personagens principais e que expressassem a carga simbólica da comida no momento da comensalidade, e que também fossem atemporais. A partir das histórias de vida de cada personagem idoso dos diferentes filmes, construiu-se um mosaico para a compreensão do envelhecimento e da velhice no Brasil e sua relação com a comensalidade. Utilizou-se autores das ciências humanas e sociais para apoiar as conceituações e análises.


Resultados
Os filmes Filho Único (1936) de Yasujiro Ozu; Morangos Silvestres (1957) de Ingmar Bergman; E se vivêssemos todos juntos? (2012) de Stéphane Robelin e Amor (2013) de Michael Haneke são alguns dos filmes que permitem compreender a multiplicidade de velhices possíveis e suas diferentes relações com a comida, a partir das cenas de comensalidade. Relações familiares, memórias afetivas, sexualidade, autonomia e finitude são algumas das questões retratadas a partir da mesa e das relações que se estabelecem nos momentos de comensalidade. Seja em cenas de um almoço em família ou entre amigos ou em um lanche solitário é possível perceber como as relações se estabelecem com idosos e entre idosos.


Conclusões/Considerações
Acreditamos que os filmes podem ser uma boa ferramenta para identificar as subjetividades da alimentação do idoso e as diferentes formas de comensalidade e de sociabilidade. É preciso ampliar a discussão acerca destes aspectos simbólicos da comida junto ao campo da Alimentação e Nutrição, que muitas vezes vê o idoso a partir de uma perspectiva limitada e reducionista, sem levar em consideração os aspectos subjetivos da comensalidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360