Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2c - Alimentação e Nutrição: Corpo, subjetividade e cultura

25361 - ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DO VEGETARIANISMO: UM OLHAR PARA A SAÚDE
ANA CAROLINA ALENCAR DE BARROS - UTP, ANGELA MARIA FAUSTIN DE OLIVEIRA - UTP, SILVANA MARIA SANTOS - UTP


Apresentação/Introdução
O vegetarianismo é uma contracultura alimentar. Os não consomem carnes, embora alguns consumam produtos de origem animal. A adesão ao vegetarianismo pode ocorrer por motivos como ética, saúde, entre outros. A cultura e o comportamento alimentar são responsáveis por definir o que é entendido pelo indivíduo como alimento, sendo a cultura influenciada pela personalidade e a personalidade pela cultura


Objetivos
Sabendo que o ato de comer é influenciado pelos valores simbólicos do alimento, o presente trabalho objetivou investigar a relação do vegetariano com suas escolhas alimentares, referente às preocupações de saúde e implicações de natureza social.


Metodologia
Foi realizado, através de pesquisa qualitativa exploratória um diálogo com 10 indivíduos vegetarianos seguindo a dieta por no mínimo um ano. A apresentação dos dados seguiu categorizando as falas em três eixos temáticos: Tempo seguindo a cultura alimentar; Dificuldades na adesão da dieta; Percepção do vegetariano sobre sua saúde. A coleta dos dados ocorreu de forma participativa pela pesquisadora, que fez contato com indivíduos frequentadores de um restaurante localizado na cidade de Curitiba – PR. Os diálogos tiveram o tempo de duração entre 4min07s e 32min29s e foram gravados com auxílio de aplicativo para celular com função de gravação, para posterior análise.


Resultados
A apresentação dos resultados seguiu categorizada, utilizando-se do método recomendado por Moraes (1999) de citações diretas dos dados originais obtidos através das gravações. O período de adesão da dieta foi bastante variado, não seguindo um padrão. O menor período de adesão à dieta foi 1 ano, como descrito nos critérios de inclusão da metodologia. O maior tempo de adesão à dieta foi de 37 anos. Alguns entrevistados variaram entre vegetarianismo e veganismo durante o período de adesão da dieta. Nestes casos foi considerado o período total dos sujeitos seguindo uma dieta isenta de carne.


Conclusões/Considerações
Entendendo que as práticas e hábitos alimentares são produtos culturais sustentados por valores simbólicos que reafirmam a identidade dos sujeitos, cabe ao profissional de saúde, considerar a importância e o valor social das práticas adotadas pelos sujeitos e fazer bom emprego da ciência, de forma que ela atue para as pessoas e não contra elas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360