27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2c - Alimentação e Nutrição: Corpo, subjetividade e cultura |
25047 - CULINÁRIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO CULINÁRIO DE MANGUINHOS (LCM), RIO DE JANEIRO TAIS DE SOUZA LOPES - UFRJ, EDSON MENEZES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JULIANA PAULO E SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização Este relato irá apresentar os dados do ano de 2017
Objeto da Experiência Oficinas culinárias, como estratégias de promoção da saúde, que objetivam aperfeiçoar as habilidades culinárias sob o referencial da alimentação saudável
Objetivos Desenvolver oficinas culinárias com a comunidade do território, sob a ótica da promoção da saúde, segurança alimentar e nutricional, e a intersetorialidade, através da aproximação dos profissionais de saúde da atenção básica, profissionais da educação, Universidade e a população.
Metodologia Foram realizadas atividades teórico-práticas. Cada oficina culinária foi precedida de roda de conversa com os participantes. São público-alvo da ação todos os moradores do Território Manguinhos e adjacências, além de profissionais de saúde da atenção básica e da educação e residentes em saúde da família da Escola Nacional de Saúde Pública (FioCruz). Ao término de cada oficina, são realizadas avaliações qualitativas e quantitativas com os participantes.
Resultados Foram realizadas 17 oficinas, das quais participaram 578 pessoas, tal resultado representou um aumento de 70% no público esperado. As oficinas foram realizadas com crianças, lactantes, idosos, adultos, adolescentes e jovens, abordando diferentes temáticas. A avaliação das oficinas realizadas revelou que as receitas propostas obtiveram boa aceitação. 90% dos participantes avaliaram o sabor, textura, aroma e cor das preparações como boa ou muito boa. 75% relataram que fariam a receita em casa.
Análise Crítica A falta de habilidade culinária e a menor frequência de preparo domiciliar dos alimentos podem ser uma barreira à realização da alimentação saudável, pois predispõe os indivíduos a consumirem alimentos prontos para o consumo, que estão associados com baixa qualidade da dieta, sobrepeso e obesidade. Apesar dos estudos sobre o impacto das intervenções no desenvolvimento de habilidades culinárias ainda serem escassos, alguns demonstram o impacto positivo na qualidade da dieta e, portanto, na saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Observou-se que a reaproximação da população com a prática culinária, proporcionada pelo LCM, pode modificar a relação entre o indivíduo e o alimento, para além da promoção de hábitos alimentares saudáveis, atingindo outras dimensões da promoção da saúde.
|