27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2c - Alimentação e Nutrição: Corpo, subjetividade e cultura |
22971 - DEGUSTE SAÚDE- I FESTIVAL GASTRÔNOMICO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL MILENA SERENINI BERNARDES - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS, MATHEUS HENRIQUE DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS, GUSTAVO MIGLIORANZI FRISON - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS, EDELY MONTEIRO VACCARI - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS, THAIS PEREIRA GUIMARÃES - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS, KELI CRISTINA MIGLIORANZI - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS, VIVIANA BERNARDES OLIVEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS, JULIANA EIKO MATSUMOTO - PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS, AMANDA CRISTINA ANDRADE - UFLA, RAFAEL CARLOS ALVES DE MELLO - UFLA
Período de Realização Julho de 2017
Objeto da Experiência Festival de alimentação saudável
Objetivos Incentivar o desenvolvimento de habilidades, e de preparações culinárias saudáveis e economicamente acessíveis;
Incentivar a reflexão sobre a culinária enquanto recurso terapêutico.
Metodologia O Festival foi um marco para o encerramento das atividades de promoção de alimentação saudável. Foi realizada uma palestra sobre o potencial das habilidades culinárias para melhora da saúde e qualidade de vida. As preparações inscritas foram avaliadas segundo os critérios: apresentação e criatividade, custo, uso de ingredientes saudáveis, sabor, e quantidades reduzidas de açúcar, sal e óleo. Todos os participantes do evento puderam degustar os pratos, e as receitas foram compartilhadas.
Resultados Participaram do Festival 55 usuários, sendo inscritas 18 preparações culinárias. Os pratos vencedores foram: em primeiro lugar a 'Almôndega Nutritiva' da usuária da ESF Cascatinha, em segundo lugar foi a 'Maionese de Ricota', dos funcionários da ESF Nova Aurora , e em terceiro lugar o 'Pãozinho da Saúde', de uma usuária da ESF Vila Nova.
Análise Crítica Tanto as Equipes de Saúde da Família quanto os usuários se empenharam no desenvolvimento das preparações dos pratos. Muitos usuários relataram que envolveram toda a família na escolha e preparação do prato para o festival. Foi uma oportunidade de discutir sobre o padrão atual de alimentação, escolhas alimentares e o impacto sobre nossa saúde e sobre o meio ambiente, as influências da publicidade, as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares.
Conclusões e/ou Recomendações Concluímos que o resgate da prática e do desenvolvimento das habilidades culinárias precisa ser uma ação permanente, considerando o impacto da alimentação saudável para a saúde e melhora da qualidade de vida dos sujeitos. Foi um momento de intensa troca de experiência, diálogo e principalmente de resgaste e ressignificação da prática culinária. Diante da primeira experiência decidimos tornar esta ação um evento semestral.
|