27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2c - Alimentação e Nutrição: Corpo, subjetividade e cultura |
21430 - SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E AUTOCUIDADO NA PERSPECTIVA DE MULHERES FREQUENTADORAS DE UM GRUPO DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO VICTORIA BEATRIZ TREVISAN NOBREGA MARTINS RUTHES - UFPR, RUBIA CARLA FORMIGHIERI GIORDANI - UFPR, SILVIA DO AMARAL RIGON - UFPR, DOROTEIA APARECIDA HOFELMANN - UFPR
Apresentação/Introdução A educação em saúde é uma prática de participação ativa da comunidade. A articulação entre os níveis de gestão se dá por uma ação transversal, primordial na formulação da política de saúde, através das relações entre os serviços com os usuários. Permite levar informação, educação sanitária e aperfeiçoa as atitudes indispensáveis para a vida, pois é inseparável de todas as desenvolvidas no SUS
Objetivos O Objetivo foi compreender o processo de educação em saúde e construção do auto-cuidado entre mulheres que participam de um grupo de Saúde e Alimentação em unidade Saúde da Família na região metropolitana de Curitiba
Metodologia O Cenário da pesquisa foi composto por mulheres da comunidade que foram convidadas a participar do grupo após o diagnóstico médico de obesidade e sobrepeso ou necessidade de perda de peso, diabetes, hipertensão. Entende-se que essas mulheres que moram em uma região vulnerável quanto à produção de alimentos e sua saúde é afetada por processos relativos à urbanização, são acometidas por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Trata-se de estudo com orientação qualitativa e uso de entrevista semi-estruturada que buscou entender significados, motivações, valores e crenças de mulheres que fazem parte desse grupo. As entrevistas foram transcritas e analisadas através da Análise de Conteúdo, modalidade temática.
Resultados As atividades realizadas tinham como objetivo construir alternativas que levassem a melhoria na qualidade de vida e na alimentação. Nas falas, surgiram noções sobre alimentação saudável ancorados nos conceitos abordados nos encontros. Identificou-se nestas concepções das participantes relações com o tema da insegurança alimentar além do fato da participação gradual do grupo estimular processos de autocuidado.
Conclusões/Considerações As falas trazem a transformação, empoderamento e emancipação das mulheres, que perpassam várias dimensões de suas vidas. Nota-se a importância à realização contínua de atividades de educação em saúde, sobre temas diversos, além da nutrição. Para ocorrer de forma horizontal e transversal, é necessária a articulação, formação de recursos humanos e estratégias para trabalhar de forma integral, fomentando novas práticas de educação com a comunidade
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