27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2b - Alimentação e Nutrição: Alimentos Ultraprocessados |
28801 - CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO DE BEBIDAS AÇUCARADAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA LUCYANE BARBOSA OLIVEIRA SOUZA - FABA, LUISA DE ALMEIDA - FABA, AMANDA DA SIVA FRANCO - FABA, DILENE DE CARVALHO MATOS - FABA
Apresentação/Introdução Nas últimas décadas cresceu o consumo de alimentos ultraprocessados, entre eles, as bebidas açucaradas, sobretudo, em de crianças e adolescentes. Estudos mostram que o consumo de bebidas açucaradas diariamente proporciona um excedente de 10% em relação as recomendações energéticas diárias, contribuindo significativamente para o ganho de peso e o aumento do risco de surgimento de DCNT.
Objetivos Investigar as evidências encontradas na literatura sobre a associação entre o consumo de bebidas açucaradas e alterações fisiológicas e corporais em crianças e adolescentes.
Metodologia Realizou-se uma revisão sistemática, cuja pergunta norteadora foi: “O consumo de bebidas açucaradas tem impacto em marcadores de saúde em crianças e adolescentes?”. A estratégia de busca combinou as seguintes palavras chaves: bebidas açucaradas, refrigerantes, bebidas ultraprocessadas, crianças, adolescentes, estudo de intervenção, dislipidemia, obesidade, ganho de peso, hiperglicemia, diabetes, hipertensão. Foram consultados, MEDLINE, PubMed, Central, SciELO.ORG e Web of Science. Não se limitou a data de publicação dos estudos, foram incluídos publicados em inglês, português e espanhol. Os resultados foram catalogados em uma matriz para melhor avaliação, seleção e inclusão no estudo.
Resultados Foram encontrados 32 estudos relacionados ao tema, onde 7 foram incluídos na revisão, com datas de publicação entre os anos de 2004 e 2014 de diferentes países, sendo, EUA, Taiwan, Inglaterra, Austrália e Espanha. Ambos os autores avaliaram a relação entre o consumo de bebidas açucaradas ao estado nutricional e exames bioquímicos. Os parâmetros de avaliação observados foram o consumo de bebidas açucaradas, medidas antropométricas e avaliação do perfil bioquímico. Não houve grandes divergências nos resultados observados, todos os autores concluíram relação positiva entre o consumo de bebidas açucaradas e alterações fisiológicas e a eficácia na aplicação de medidas interventivas.
Conclusões/Considerações A relação foi positiva entre o consumo de bebidas açucaradas e as alterações corporais e metabólicas. Foi observada uma padronização dos tipos de bebidas consumidas, mesmo sendo em países distintos e com divergências culturais, reforçando a afirmativa de demanda de estudos que abordem essa temática, para a aplicação de medidas interventivas que controlem o consumo de bebidas açucaradas e melhorem o estado de saúde dessa população.
|