Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2b - Alimentação e Nutrição: Alimentos Ultraprocessados

27366 - CONSUMO ALIMENTAR DO BINÔMIO MÃE E FILHO SEGUNDO O PROCESSAMENTO DOS ALIMENTOS
NADIA RAFAELA DOS SANTOS SATO - UFPR, SANDRA PATRICIA CRISPIM - UFPR, MILENA SCHARDONG - UFPR, LARISSA FERREIRA NUNES - UFPR, GYL FELYPE QUEIROZ BATISTA - UFPR, CLAUDIA CHOMA BETTEGA ALMEIDA - UFPR


Apresentação/Introdução
A alimentação complementar deve iniciar ao sexto mês de idade, com a oferta de alimentos saudáveis. Uma das características desta fase é a dependência da criança em relação à alimentação, ou seja, os alimentos consumidos são aqueles preparados pela família ou cuidador, relacionados ao ambiente cultural e socioeconômico no qual a criança está inserida.


Objetivos
Avaliar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e alimentos ultraprocessados no binômio mãe e filho.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, realizado com crianças de 6 a 23 meses, e suas respectivas mães, atendidas nas unidades estratégia saúde da família do município de Colombo-PR no ano de 2017. Foram utilizados instrumentos da OMS e FAO para avaliar o consumo do binômio mãe/filho. Os alimentos in natura ou minimamente processados avaliados foram: grãos, cereais e tubérculos, feijão, carne, frutas, verduras. Entre os alimentos ultraprocessados, avaliou-se o consumo de bebidas açucaradas, doces e guloseimas, macarrão instantâneo ou salgadinho e bolacha recheada.


Resultados
Foram avaliadas 224 pares de crianças e mães em 18 unidades de saúde. O consumo pelas crianças e mães, respectivamente, de alimentos in natura ou minimamente processados foi: feijão 76,8% e 80,3%; Grãos, raízes e tubérculos 92,8% e 94,2%; Carnes 78,1% e 91,5%; Legumes e verduras 60,3% e 58,5%; Fruta 78,5% e 58,9%. Entre os alimentos ultraprocessados, o consumo de doces e guloseimas foi de 34,8% e 49,5%; Macarrão instantâneo e salgadinho 19,7% e 15,6%; Bolacha recheada 18,3% e 13,8%; Bebidas açucaradas 39,7% e 68,3%, respectivamente pelas crianças e mães.


Conclusões/Considerações
A maioria das crianças e mães consumiu pelo menos um dos alimentos ultraprocessados avaliados. Entre os alimentos in natura, o consumo de frutas e verduras foi maior entre as crianças, enquanto que para as mães foi carne, feijão, grãos cereais e tubérculos. As frequências similares de consumo verificadas para um mesmo alimento entre as crianças e suas mães pode indicar que há relação entre a alimentação neste binômio.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360