Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2b - Alimentação e Nutrição: Alimentos Ultraprocessados

23212 - CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS EM PRÉ-ESCOLARES
VANESSA DA ROCHA CHAPANSKI - UFPR, MARIA DALLA COSTA - UFPR, DOROTEIA APARECIDA HOFELMANN - UFPR, FABIAN CALIXTO FRAIZ - UFPR


Apresentação/Introdução
Os alimentos ultraprocessados são formulações industriais prontas para o consumo contendo alta densidade energética, excesso de gorduras totais e saturadas, açúcares e sódio. Sabe-se que o excesso na ingestão desses nutrientes, especialmente desde a infância, pode resultar no aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) como obesidade, diabetes e hipertensão.


Objetivos
Identificar o consumo de alimentos ultraprocessados e fatores associados em crianças de 18 a 35 meses e 29 dias matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de São José dos Pinhais, Paraná.


Metodologia
Estudo transversal com amostra representativa envolvendo 439 crianças. O consumo alimentar foi verificado através dos Marcadores de Consumo Alimentar propostos pelo Ministério da Saúde. Considerou-se o número de crianças cujos pais referiram o consumo no dia anterior de, ao menos um dos seguintes alimentos: hambúrguer e/ou embutidos, bebidas adoçadas (refrigerante, suco de caixinha, suco em pó), macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, biscoitos (salgado, doce e/ou recheado) e guloseimas (balas, pirulitos, chicletes, caramelo, gelatina). As associações entre o consumo de alimentos ultraprocessados e as demais covariáveis foram verificadas através de teste Mann Whitney (α=0,05).


Resultados
O consumo no dia anterior de alimentos ultraprocessados foi observado em 86,7% (IC95%:83,5 - 89,9) das crianças. Bebidas adoçadas e guloseimas representaram os alimentos com maior frequência de consumo no dia anterior observados em 64,4% e 51,7% das crianças, respectivamente. O consumo de biscoitos (salgados, doces ou recheados) foi relatado por 47,3% dos respondentes. Além disso, 20,7% e 15,9% dos responsáveis referiram o consumo no dia anterior de hamburguer e/ou embutidos e macarrão instântaneo, respectivamente. O consumo desses alimentos esteve associado à menor idade do responsável (p=0,01) e maior idade da criança (p=0,002). Não houve associação com renda familiar per capita (p=0,878).


Conclusões/Considerações
O alto consumo de alimentos ultraprocessados nessa faixa etária alerta para a importância de ações educativas relacionadas às diretrizes do novo guia alimentar para a população brasileira, que englobam a redução no consumo desses alimentos com objetivo de previnir as DCNTs.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360