27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2b - Alimentação e Nutrição: Alimentos Ultraprocessados |
23065 - ANÁLISE DOS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS CONSUMIDOS POR CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS USUÁRIAS DO SUS NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO PELO MODELO DE PERFIL NUTRICIONAL DA OPAS CARINE DE OLIVEIRA AVELAR - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JULIANA MARTINS OLIVEIRA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MILENA MIRANDA DE MORAES - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, INÊS RUGANI RIBEIRO DE CASTRO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apresentação/Introdução Os alimentos ultraprocessados (AUP) apresentam perfil nutricional inadequado e impactam negativamente a qualidade nutricional da alimentação. Para orientar políticas públicas, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desenvolveu um Modelo de Perfil Nutricional para classificar os Alimentos Processados e AUP em função do teor de nutrientes críticos para problemas de saúde pública (PAHO, 2016).
Objetivos Avaliar o elenco de AUP consumidos por crianças menores de cinco anos de idade usuárias do SUS no município do Rio de Janeiro de acordo com o modelo de perfil de nutrientes da OPAS.
Metodologia Estudo seccional com amostra probabilística representativa de crianças com idade entre 6 e 59 meses atendidas em Unidades Básicas de Saúdeno município do Rio de Janeiro (n=536). Foi realizada pesquisa de mercado para registro fotográfico dos rótulos dos AUP referidos pelos responsáveis das crianças em recordatório de 24 horas. A informação nutricional de cada AUP foi extraída de seu rótulo. Os AUP citados foram divididos em 21 grupos. O Modelo de Perfil Nutricional da OPAS foi aplicado para cada AUP e para o conjunto de AUP em cada grupo para os seguintes nutrientes críticos: gordura total, gordura saturada, gordura trans, sódio e edulcorantes.
Resultados Dos 335 AUP analisados, 66% apresentaram excesso de pelo menos um nutriente crítico. Cerca de 1/3 apresentou excesso de gorduras totais, de gorduras saturadas ou de sódio, 7,5% apresentaram excesso de gorduras trans e 13,4%, presença de edulcorantes. Em 13 dos 21 grupos examinados, todos os AUP apresentaram excesso de pelo menos um nutriente crítico. Os grupos de requeijões e queijos ultraprocessados, de macarrões instantâneos e de carnes industrializadas e embutidos apresentaram 100% dos alimentos com excesso de gorduras totais, de gorduras saturadas e de sódio. Cerca de 1/3 (31,7%) das bebidas açucaradas referidas continham edulcorantes.
Conclusões/Considerações Dois em cada três AUP referidos pelos participantes apresentou excesso de pelo menos um nutriente crítico e 13,4% continham pelo menos um edulcorante, indicando que crianças estão expostas a produtos com composição nutricional inadequada, conforme modelo de Perfil Nutricional proposto pela OPAS. Este Modelo se mostrou útil para caracterizar os AUP e pode subsidiar medidasregulatórias de publicidade e rotulagem dirigidas a estes produtos.
|