27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2b - Alimentação e Nutrição: Alimentos Ultraprocessados |
22227 - DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DO TEOR DE NUTRIENTES EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ULTRAPROCESSADOS ANA CLÁUDIA THOMAZ - UTP, DESIRÉE TORTATO MENDES PITTA - UP, JÉSSICA WORBLESKI - UP, GABRIELA FRANCO - UP, LUCIMARA BERTONI DE OLIVEIRA - UP, RUBIA DANIELA THIEME - UFPR/UP
Apresentação/Introdução Produtos alimentícios ultraprocessados possuem informações de rotulagem que podem ser de difícil compreensão pelos consumidores. Símbolos e novas tecnologias, como o quick response code (QR Code), podem ser utilizados para comunicação na área de saúde, facilitando o entendimento dessas informações e incentivando a alimentação adequada e saudável por meio de ação de educação nutricional.
Objetivos Desenvolver aplicativo e base de dados com código bidimensional (QR Code), em complemento à tabela nutricional e ao selo de identificação do teor de nutrientes, para produtos alimentícios ultraprocessados.
Metodologia Trata-se de estudo de desenvolvimento de tecnologia para promoção de saúde. Onze produtos alimentícios ultraprocessados foram classificados em quatro categorias com base no teor de gorduras totais, gorduras saturadas, açúcares de adição, fibras alimentares e sódio a partir dos valores determinados nas Resoluções RDC nº 54 (2012) e RDC nº 360 (2003) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e de Recomendação do Ministério da Saúde do Reino Unido para uso de códigos com formato de semáforo nos rótulos de alimentos. O aplicativo com leitor de QR Code para sistema Android® foi desenvolvido por meio do software B4A® e sua linguagem de programação foi baseada no Visual Basic (VBA).
Resultados O desenvolvimento do projeto foi realizado em duas etapas. A primeira consistiu na criação do aplicativo Android® para realizar a leitura e decodificação do QR Code e exposição dos dados referentes ao produto escolhido. Na segunda etapa, foi criado um banco de dados com informações sobre o tipo e a marca do produto, tabela nutricional, ingredientes, alergênicos e classificação do produto em uma das quatro categorias baseadas nas cores do semáforo junto com informação referente a risco para a saúde atrelado ao teor nutricional. A partir da leitura do QR Code no rótulo do produto alimentício ulraprocessado escolhido, as informações do banco de dados foram apresentadas na tela do smartphone.
Conclusões/Considerações Desenvolver aplicativo e base de dados com código bidimensional (QR Code), em complemento à tabela nutricional para auxiliar o consumidor na interpretação das informações nutricionais de produtos alimentícios ultraprocessados é uma alternativa viável. O aplicativo apresenta um selo com as cores do semáforo, que possibilita identificar o teor excessivo de gorduras totais, gorduras saturadas, açúcar de adição e sódio.
|