Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2a - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar I

28086 - PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR EM CRIANÇAS COM ATÉ DOIS ANOS DE IDADE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
BRUNA DE LIMA - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA, JÚLIA DE PAIVA MENDES DA SILVA - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA, AMANDA DA SILVA FRANCO - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA


Apresentação/Introdução
O aleitamento materno exclusivo (AME) até os seis meses de vida e sua continuidade somada à introdução alimentar adequada em quantidade e qualidade, é a melhor forma de manter um bom crescimento e desenvolvimento da criança e de reduzir os riscos de morbimortalidade infantil. As UBS são potenciais promotoras de ações que incentivam o aleitamento materno e a alimentação complementar correta.


Objetivos
Verificar a prevalência do aleitamento materno exclusivo (AME), aleitamento materno (AM) e da alimentação complementar em uma unidade básica de saúde no Rio de Janeiro.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa de campo, observacional, sendo um estudo descritivo transversal, realizada em uma unidade básica de saúde no município do Rio de Janeiro – RJ. O público-alvo da pesquisa é constituído por crianças menores de dois anos de idade atendidas na referida unidade. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário já validado, contendo perguntas fechadas sobre as práticas alimentares das crianças do dia anterior a investigação. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do programa Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 21.0.


Resultados
Foram realizadas setenta entrevistas com os pais de crianças menores dois anos, sendo 65,7% (n=46) do sexo masculino e 34,3% (n=24) do sexo feminino. Destas, 75,7% (n=53) estavam sendo amamentadas com leite materno. Em relação a alimentação complementar, observou-se que 69,7% (n=46) já haviam recebido algum tipo de alimento. Ao analisar os marcadores de alimentação não saudável, constatou-se o consumo de bolachas e/ou salgadinhos (48,6%), guloseimas (24,3%), refrigerantes (12,9%) e de café (8,6%).


Conclusões/Considerações
Conclui-se que, apesar da oferta do leite materno ser positiva, as escolhas dos alimentos na alimentação complementar são desfavoráveis a alimentação saudável. Este cenário pode apontar uma necessidade de melhora nas orientações sobre aleitamento e alimentação complementar fornecidas pelos serviços públicos de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360