Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2a - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar I

27404 - “AMAMENTAR NÃO É PARA OS FRACOS”: A EXPERIÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO ENTRE MULHERES DE CAMADAS MÉDIAS.
MARTA PEREIRA MILITÃO DA SILVA - FM-USP


Apresentação/Introdução
As vantagens do aleitamento materno vem sendo cada vez mais reconhecidas e difundidas pelas pesquisas cientificas e sua prática fortemente incentivada por organismos como a OMS e o Ministério da Saúde. No entanto, a amamentação é um ato social, cultural e historicamente marcado, onde o sentido e valor a ele atribuídos variam ao longo do tempo e em função do grupo social.


Objetivos
O estudo teve como objetivo compreender a experiência do aleitamento materno entre mulheres de camadas médias, à luz do período do pós-parto.


Metodologia
A pesquisa de mestrado realizada foi de natureza qualitativa e composta pela análise de nove entrevistas em profundidade com puérperas, pela observação de duas comunidades de discussão online, uma pró parto normal e outra pró cesárea, e pela análise de relatos de amamentação publicados em blogs de maternidade.


Resultados
A maioria das participantes relatou a natureza intensa da experiência de amamentar, tanto por seu caráter prazeroso quanto desafiador. Os pontos destacados e comum a todas participantes foram: o enfrentamento de dificuldades no estabelecimento do aleitamento; a descoberta da amamentação como uma atividade de dedicação integral; a noção de que se trata de um comportamento a ser aprendido; o aleitamento como meio para transmissão de afeto e criação de vínculo com o bebê; e o ato de amamentar ligado à noção de boa mãe. As mulheres enfatizaram a contradição vivenciada ao sofrerem simultaneamente grandes incentivos e desincentivos sociais e médicos para a manutenção do aleitamento.


Conclusões/Considerações
Considerar e mobilizar as dimensões afetivas ligadas ao aleitamento; destacar a noção de que este é um comportamento a ser aprendido por mãe e bebê, e não algo “natural”, e oferecer apoio à mulher, para troca de informações e apoio preferencialmente através de grupos de mães, são alguns meios que podem ser utilizados pelos profissionais de saúde com o intuito de ampliar a adesão e a manutenção do aleitamento materno entre mulheres de camadas médias.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360