Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2a - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar I

26699 - PERCEPÇÕES DE NUTRIZES SOBRE OS FATORES QUE INTERFEREM NO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
ANA HIRLEY RODRIGUES MAGALHÃES - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA, MARIA IDALICE FERREIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA, KEILA MARIA CARVALHO MARTINS - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA, FRANCISCO FREITAS GURGEL JÚNIOR - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA, LIDYANE PARENTE ARRUDA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA, FRANCISCO MEYKEL AMÂNCIO GOMES - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA, LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE, VYTAL HIRVEY MAGALHÃES ARRUDA LINHARES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI, RAQUEL XAVIER GUIMARÃES - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, CARINA GUERRA CUNHA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA


Apresentação/Introdução
O leite materno além da eficiência nutricional deve ser considerado essencial para a saúde do recém-nascido, por ser um alimento capaz de atender todas as necessidades da criança. Destarte, os profissionais de saúde devem desenvolver ações de educação em saúde durante o pré-natal e preparar a gestante para que no pós-parto o processo de adaptação ao aleitamento seja facilitado e sem complicações.


Objetivos
Descrever as percepções de nutrizes de um município do Nordeste Brasileiro sobre os fatores que interferem no aleitamento materno exclusivo.


Metodologia
Pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa realizada no município de Sobral, situado no norte do Estado do Ceará. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2017 por meio de entrevista semiestruturada. Participaram 15 nutrizes na faixa etária de 19 a 33 anos que estavam no período do puerpério até seis meses após o parto. Os dados foram analisados por meio da análise temática de Minayo. Esta pesquisa é parte de uma pesquisa maior, cujo projeto foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário INTA (CEP/UNINTA), sob parecer nº 2.276.625. O estudo respeitou a resolução 466/12.


Resultados
Constatou-se unanimidade na percepção das nutrizes sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da criança e ainda para o fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Quanto aos fatores que interferiram no processo de amamentação foi possível apreender que as alterações fisiológicas como ingurgitamento, fissuras e pega incorreta das mamas constituíram-se como principais dificuldades para o aleitamento materno exclusivo. O apoio dos profissionais, em especial o enfermeiro e agente de saúde e ainda o apoio dos familiares, estabeleceram-se como influências importantes para a permanência do aleitamento materno.


Conclusões/Considerações
Torna-se perceptível a importância do enfermeiro e agente comunitário de saúde, na promoção do aleitamento materno desde o pré-natal ao puerpério, com identificação e enfrentamento das dificuldades apresentadas no processo de amamentação, com vistas na redução do desmame precoce, pois não é necessário apenas o peito ter leite, mas sim que haja incentivo, apoio e promoção a essa mãe-nutriz, contribuindo, portanto, para o sucesso do aleitamento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360