27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2a - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar I |
24688 - SALA DE AMAMENTAÇÃO E COLETA DE LEITE HUMANO NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA LIZA BARRETO VIEIRA - UNIFOR/SMS, CARLOS EDUARDO DE SOUSA PRAXEDES - SMS/UNICHRISTUS, MARIA SONNARA CORREIA BITU - SMS, GLAZIANE DA SILVA PAIVA BANDEIRA - SMS/SESA, ALINE GOUVEIA MARTINS - SMS, RITEMÉIA MESQUITA FLORÊNCIO - SMS, GERLY ANNE NÓBREGA BARRETO - SMS
Período de Realização Maio de 2017 até janeiro de 2018
Objeto da Experiência Relatar a experiência da implantação da sala de amamentação e coleta de leite humanos em uma unidade de atenção primária a saúde da região nordeste.
Objetivos Relatar a experiência da implantação da sala de amamentação e coleta de leite humanos em uma unidade de atenção primária a saúde da região nordeste.
Metodologia A sala foi criada em maio de 2017 na Unidade de Atenção Primária à Saúde Luis Franklin Pereira em Fortaleza, Ceará para incentivar a amamentação das mães do território e a doação de leite humano. As mães recebem orientações sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano. Higienizam as mãos com água e sabão para a ordenha do leite materno num frasco de vidro esterilizado que, em seguida, é enviado para um banco de leite de um hospital de referência no município.
Resultados Foram coletados e doados 9.870 ml de leite humano de 15 mães doadoras de faixa etária entre 19 a 37 anos. Dessas mães 12 (80%) delas foram doar leite, 9 (60%) foram buscar orientações acerca da amamentação e 3 (20%) devido ao ingurgitamento da mama, 8 (53,3%) trabalhavam, 7 (46,6%) estão desempregadas, todas realizaram pré-natal, 4 (26,6%) fizeram na atenção básica e 11 (73,3%) em outros serviços, 10 (66,6%) tiveram os filhos através do método cezário e 5 (33,3%) por via de parto normal.
Análise Crítica O banco de leite humano tem o propósito de funcionar como um órgão de proteção social, incumbido de zelar pelos interesses da doadora e de seu filho, sem gerar lucro, destinado a encorajar a amamentação natural mediante a recompensa conferida à nutriz pelo leite doado. A criação de uma sala de amamentação e coleta de leite humano na atenção básica vem fortalecer esse sentido de proteção social à vida e apoiar as ações direcionadas ao público materno-infantil.
Conclusões e/ou Recomendações A proposta de implantação do posto de coleta na atenção básica está conectada ao desejo de salvar vidas e de orientar as nutrizes no manejo da amamentação, identificando precocemente possíveis situações de risco ao aleitamento materno. O posto de coleta apresenta um desempenho crescente de doações, desde sua fundação o número de doadoras vem aumentando o que nos estimula a trabalhar e ampliar as ações materno infantis na unidade de saúde.
|