Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO2p - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional IV

24087 - PLANO ESTRATÉGICO DE IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE PRODUTORA DE REFEIÇÕES
ALLANNE PEREIRA - CEST, ELIZÂNGELA FRANÇA TEIXEIRA - CEST, JANAÍNA MAIANA ABREU BARBOSA - CEST, ALEXSANDRO FERREIRA DOS SANTOS - CEST, ANA LUCIA BALTAZAR - ESTESC


Apresentação/Introdução
A Segurança Alimentar tornou-se um tema de preocupação pública atualmente, com consumidores cada vez mais preocupados com a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos consumidos fora do domicilio. A implementação das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPFA) contribui expressivamente para garantir a qualidade do produto final e a prevenção de danos à saúde.


Objetivos
Este estudo foi realizado com objetivo de avaliar o plano estratégico de implementação das BPFA, em uma Unidade Produtora de Refeição (UPR), em São Luís, Maranhão - Brasil.


Metodologia
Tratou-se de um estudo do tipo analítico, observacional, retrospectivo. Este estudo foi realizado em uma UPR no município de São Luís – MA, com três estabelecimentos com 700 refeições/dia cada um, entre janeiro e julho de 2017. Foram aplicadas e analisadas as listas de verificação das boas práticas (LVBP), de forma anual, de acordo as RDC Nº 275/02 e RDC 216/04 da ANVISA, no período de 2008 a 2016, com etapas de diagnóstico e intervenção. As análises foram realizadas no Programa Stata, versão 12.0. O presente trabalho foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico, de 10/01/2017, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra – Portugal.


Resultados
Os resultados apontam um índice geral de inadequações muito elevado (76,5%), na LVBP aplicada no ano 2008, sendo esta, a fase do diagnóstico, classificando a UPR como deficiente. Nos anos seguintes, os quais refere-se à implantação das BPFA, verificou-se uma evolução do total de itens adequados de, 47,5% para 86,5%, entre os anos de 2009 a 2016, possibilitando mudança de classificação da UPR para o conceito bom.


Conclusões/Considerações
A implantação das BPFA possibilitou melhoras significativas na qualidade higiênico-sanitária da UPR, uma vez que houve a diminuição do número de inadequações e evolução das adequações dos itens da LVBP. Desta forma, fica clara a importância da sensibilização dos manipuladores de alimentos, por meio de programa de educação continuada e envolvimento direto destes no processo de elaboração e implantação de documentos e rotinas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360