28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2p - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional IV |
22237 - AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO SUL DO BRASIL LUCIANA DE DAVID PARIZOTTO - UNOCHAPECÓ, CARLA ROSANE PAZ ARRUDA TEO - UNOCHAPECÓ
Período de Realização Maio de 2016 até dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Aquisição de produtos da agricultura familiar para o Restaurante Universitário (RU) do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Objetivos Abastecer o RU com alimentos produzidos por agricultores familiares, de forma a melhorar a qualidade das refeições ofertadas (em torno de 1000/dia) por meio da oferta de alimentos frescos e produzidos a curtas distâncias, bem como incentivar o desenvolvimento local e regional do oeste catarinense.
Metodologia O processo de gestão do RU foi terceirizado, por meio de contratos de "concessão sustentável", sendo estabelecido o compromisso da compra de produtos da agricultura familiar local pela empresa contratada. A UFFS realiza chamada pública de credenciamento de Cooperativas de Agricultores Familiares para abastecer o RU. As cooperativas aptas informam os produtos disponíveis e preços para a cessionária, que realiza a aquisição, sendo a UFFS responsável por fiscalizar este processo.
Resultados No período de realização, os alimentos foram fornecidos por três cooperativas, duas com sede em Chapecó e outra em município vizinho distante 10km do campus universitário. Em 2016, foram adquiridos em torno de 4 toneladas de hortaliças, 2 toneladas de frutas e 400 quilos de filé de tilápia. Já em 2017, o abastecimento foi ampliado, passando para 7 toneladas de hortaliças, 3 toneladas de frutas e 700 quilos de peixe. A lista de produtos complementa-se com leite, ovos e doces em tablete.
Análise Crítica Tem-se como pontos positivos a oferta de alimentos, em sua maioria, com qualidade superior aos do mercado convencional, produzidos a distâncias muito curtas, sem passar por armazenamento. As dificuldades apontam para oferta irregular em alguns períodos, inconsistências em relação a pedidos e disponibilidade de produtos, limitações na frequência de entregas, preço superior aos grandes fornecedores de hortifrutigranjeiros. As cooperativas precisam adequar-se à demanda do RU e não o contrário.
Conclusões e/ou Recomendações O modelo de compra de alimentos da agricultura familiar adotado é inovador, pois o ente público não realiza a compra direta dos produtos. Todavia, estes produtos chegam ao RU na medida em que a empresa responsável pela produção das refeições tem seu faturamento mensal reduzido caso não adquira os produtos disponibilizados pelas cooperativas. A atual política da instituição torna-se exemplo para outros RU’s, bem como, estímulo para cooperativas.
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