28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2p - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional IV |
21919 - AMBIENTE ALIMENTAR DO ENTORNO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ CAMILE ROBADY TORRES DE ALVARENGA - UFF, PATRÍCIA HENRIQUES - UFF, ROSEANE MOREIRA SAMPAIO BARBOSA - UFF, DANIELE MENDONÇA FERREIRA - UFF, DANIELE DA SILVA BASTOS SOARES - UFF, PATRÍCIA CAMACHO DIAS - UFF
Apresentação/Introdução O ambiente alimentar é um fator determinante para as escolhas alimentares. O ambiente alimentar nas escolas e em seus entornos estão relacionados a um alto consumo de alimentos não saudáveis entre crianças e adolescentes brasileiros, sendo provenientes principalmente dos lanches comprados nas cantinas escolares ou nos entornos das instituições de ensino.
Objetivos Avaliar os alimentos e bebidas comercializados no entorno de escolas publicas e privadas do município de Niterói/RJ.
Metodologia Trata-se de um estudo piloto realizado, pelo Grupo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Alimentação e Saúde do Escolar (GEPASE), em um total de 16 escolas (públicas e privadas). O entorno escolar foi considerado todo estabelecimento localizado em um raio de 500 metros do portão principal de acesso à escola.
A coleta de dados foi realizada com um formulário para caracterização dos estabelecimentos e dos tipos de alimentos e bebidas comercializados, quanto ao grau de processamento (in natura ou minimamente processado, processado e ultraprocessado) conforme o guia alimentar para população brasileira. Os dados foram sistematizados em planilha Excel e apresentados de forma descritiva.
Resultados Verificaram-se 148 estabelecimentos de venda de alimentos, formais e informais, nos entornos das escolas. Deste total, 29 eram do comércio informal e, 119 do comércio formal incluindo estabelecimentos com finalidade exclusiva de venda de alimentos e os que não tinham como característica principal o comércio de alimentos (farmácias, jornaleiros). A maioria dos alimentos comercializados eram processados e ultraprocessados, principalmente balas, biscoitos recheados e refrigerantes, estando os mesmos presentes, no entorno das escolas públicas e privadas, do comércio informal e do formal. A oferta de alimentos in natura foi verificada apenas no entorno de oito escolas, do comércio formal.
Conclusões/Considerações Os estabelecimentos avaliados neste estudo apresentaram grande oferta de alimentos processados e ultraprocessados, caracterizando um ambiente alimentar inapropriado para estudantes de escolas públicas e privadas e demonstrando a necessidade de medidas regulatórias e ações educativas nas escolas.
|