Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO2n - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VII

23462 - CONTEXTO SOCIOCULTURAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE MÃES E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ESTADO DE SÃO PAULO
FERNANDA NASCIMENTO PEREIRA - IFPA, ANDRÉA D’AGOSTO TOLEDO - USP-FSP, JÉSSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ANHEMBI-MORUMBI, ANA MARIA DIANEZI GAMBARDELLA - USP-FSP


Apresentação/Introdução
O comportamento alimentar do indivíduo resulta de decisões, conscientes ou não, relacionadas à cultura alimentar de sua região, à tradição alimentar de seu convívio social e às transformações decorridas do acesso à informação científica e popular.


Objetivos
Analisar a alimentação de mães e adolescentes sob a perspectiva sociocultural de famílias com origem campesina ou urbana.


Metodologia
Estudo qualitativo, realizado em 2014 e 2015, com mães e adolescentes do 6º ano do ensino fundamental municipal, residentes na zona urbana de São José dos Campos, estado de São Paulo. Dados sobre percepção, conhecimento, comportamento e barreiras relacionados à alimentação dos adolescentes foram produzidos a partir de 4 grupos focais com 6 estudantes cada. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com mães (origem campesina ou urbana) de estudantes para verificar a relação entre alimentação da família e formação de práticas e comportamentos alimentares dos filhos. Os discursos foram registrados, transcritos e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática.


Resultados
Participaram do estudo 24 adolescentes e 15 mães. Verificou-se que mães de origem campesina ingeriam mais alimentos in natura do que industrializados, comparadas com mães urbanas. Em relação aos adolescentes, independentemente da origem, não houve participação significativa de alimentos in natura na dieta. Entre as mães campesinas, o cultivo de horta ou criação de animais, e o difícil acesso aos alimentos industrializados à época, contribuíram para formação de seus hábitos alimentares, que se mantêm parcialmente preservados. Segundo os adolescentes, o gosto ruim dos alimentos in natura contribui para sua rejeição.


Conclusões/Considerações
Verificou-se que o meio ao qual estão inseridos os indivíduos pode influenciar na alimentação de mães e adolescentes, ainda que preservados os oriundos de outro contexto. Facilidade no acesso aos alimentos industrializados, condição socioeconômica, rotina diária, conhecimento sobre técnicas diversificadas de preparo de hortaliças, além de educação sobre alimentação e nutrição, são fatores atuantes na formação de hábitos alimentares.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360