28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2m - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional IV |
28874 - ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: UMA PARCERIA ENSINO-SERVIÇO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO GEILA CERQUEIRA FELIPE - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO ANNES DIAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CLÁUDIA ROBERTA BOCCA SANTOS - ESCOLA DE NUTRIÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, THAIS SALEMA NOGUEIRA DE SOUZA - ESCOLA DE NUTRIÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, NAYARA CAMPIO PINHA PINTO - ESCOLA DE NUTRIÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, THAÍS SANTOS DE MELO - 1INSTITUTO DE NUTRIÇÃO ANNES DIAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CAMILA SANTOS ROBLES - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO ANNES DIAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GIANE MOLIARI AMARAL SERRA - ESCOLA DE NUTRIÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PATRÍCIA AFONSO MAIA - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO ANNES DIAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ELDA LIMA TAVARES - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO ANNES DIAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARIA CECÍLIA QUIBEN FURTADO - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO ANNES DIAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização As ações descritas iniciaram em 2017, e continuam em andamento.
Objeto da Experiência Processo de atualização de materiais educativos de diabetes, hipertensão e dislipidemias distribuídos para a rede de Atenção Primaria em Saúde.
Objetivos O objetivo deste relato é apresentar o processo de revisão dos materiais educativos “Dicas para sua alimentação”, fruto de uma parceria ensino-serviço representada pelo INAD, UNIRIO e CRN-4, tendo como base as novas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Metodologia Foram realizadas oficinas com profissionais da rede, gestores, docentes e discentes. A primeira oficina buscou identificar a visão dos participantes acerca das principais dúvidas dos usuários e as dificuldades no trabalho em relação aos agravos. As demais se voltaram para identificação das necessidades de atualização do material, além da opinião acerca do tipo de linguagem adotada, conteúdo e formato dos materiais. Foram elaborados esboços dos materiais e discutido em nova oficina.
Resultados Foram realizadas quatro oficinas até o momento, sendo utilizadas como metodologias world café e discussão em grupos de trabalho. Foram muito citadas questões relacionadas ao aspecto biológico das doenças e, como principais dificuldades, a influência da indústria de alimentos e a atuação em equipes multiprofissionais. Além disso, a adesão ao tratamento dietético e mudança de estilo de vida foram citadas como dificuldades pelas nutricionistas.
Análise Crítica As abordagens metodológicas adotadas foram fundamentais para dinamicidade das discussões e para estimular a construção coletiva dos materiais, o papel destes, a linguagem, a questão tecnicista intrínseca na profissão como o “pode ou não pode comer” que evidencia a fama do nutricionista como “fiscal da comida”. Pretende-se ainda realizar grupos focais com usuários, profissionais e gestores das unidades de saúde com o intuito de analisar a adequação dos materiais às demandas do público alvo.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto concretiza a importância da parceria ensino-serviço (UNIRIO, INAD e CRN-4). Os materiais didáticos sobre alimentação e nutrição são medidas de apoio e incentivo para hábitos alimentares adequados e seguros, contribuem para o empoderamento da população, principalmente a usuária do SUS, no entanto, é necessário que outras medidas e políticas públicas sejam realizadas em sinergia.
|