28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2m - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional IV |
28195 - CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM FOCO EM AGROECOLOGIA ERIKA CIPRIANO DE SOUSA - INU/UERJ, THAÍS MESQUITA DA SILVA - INU/UERJ, JULIANA PEREIRA CASEMIRO - INU/UERJ
Apresentação/Introdução Educação Alimentar e Nutricional é campo de conhecimento e prática fundamental no contexto da Promoção de Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional que aponta desafios para atuação interdisciplinar e intersetorial (BRASIL, 2012). A escola destaca-se dentre as oportunidades para desenvolver tais ações, identificando-se obstáculos e possibilidades para Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.
Objetivos Analisar o processo de construção e experimentação interdisciplinar de práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com foco na agroecologia desenvolvidas em uma escola pública do município do Rio de Janeiro.
Metodologia Trata-se de pesquisa qualitativa utilizando técnica de observação participante com registro em áudio e diário de campo. As atividades foram desenvolvidas no âmbito do Internato de Nutrição em Saúde Coletiva e do Projeto Vivências em Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com participação de grupos de agroecologia e de profissionais da escola e da Estratégia Saúde da Família, foi construída Circuito de Experiências Agroecológicas composto por 05 oficinas realizadas no segundo semestre de 2017 com turmas de 6º e 7º ano. A coleta de dados foi feita mediante apresentação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e com anuência da escola.
Resultados Foram realizadas reuniões de planejamento de atividades adequando metodologia e abordagem à realidade local, buscando integração com atividades curriculares. O Circuito foi composto por oficinas dentro e fora da escola: (1) “Fala Sério ou com Certeza?”-levantamento de práticas alimentares e apresentação da pesquisa; (2) “Mão na Terra”- vivência de técnicas agroecológicas como compostagem, sementeira e mudas; (3) Visita à Feira Agroecológica na UERJ- refletir produção e consumo; (4) “Quem mexeu na minha comida?”- intercâmbio com jovens da Rede Carioca de Agricultura Urbana; (5) “Agroecologia nos interessa?”- avaliação. Participaram 40 alunos, 04 professores e a coordenadora pedagógica.
Conclusões/Considerações Experiências agroecológicas demonstram potencial de mediatizar diálogos sobre alimentação em contextos urbanos. A articulação de metodologias participativas e referenciais da educação popular contribuiu para ações de EAN capazes de pautar a complexidade dos sistemas alimentares partindo do cotidiano. A atuação interdisciplinar pode cooperar para formação profissional comprometida com as necessidades sociais e construção compartilhada de saberes.
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