28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2m - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional IV |
25355 - EMPREGO DE ESTRATÉGIAS DE NUDGE EM UM ENSAIO COMUNITÁRIO RANDOMIZADO DE BASE ESCOLAR PARA INCENTIVAR O CONSUMO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E ATIVIDADE FÍSICA LIDIANE DA CRUZ MORAIS - IMS/UERJ, ROSELY SICHIERI - IMS/UERJ, RAYCAUAN SILVA BENTHROLDO - IMS/UERJ, ANNA BEATRIZ SOUZA ANTUNES - IMS/UERJ, VITOR PARAVIDINO - IMS/UERJ, MAURO FELIPPE FELIX MEDIANO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, DIANA BARBOSA CUNHA - IMS/UERJ
Apresentação/Introdução Nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha empregado com o objetivo de alterar o comportamento das pessoas de forma previsível, sem proibir qualquer opção de escolha. São modificações sutis no ambiente, de baixo custo, fácil implementação e difícil percepção. Tornar opções saudáveis mais convenientes pode levar os indivíduos a selecioná-las, gerando impacto positivo na saúde.
Objetivos Estimar o impacto de propostas de nudge para estimular o consumo de água, alimentação escolar e prática de atividade física a partir de mudanças feitas no ambiente escolar em escolas públicas do município de Duque de Caxias (DC), Rio de Janeiro.
Metodologia Ensaio comunitário randomizado realizado em 2016 em 18 escolas públicas de DC, com três grupos de comparação: grupo 1 (controle: 9 escolas), grupo 2 (intervenção: 4 escolas) e grupo 3 (intervenção + nudge: 5 escolas). O grupo 2 participou de atividades educativas e no grupo 3, adicionalmente, foram realizadas no ultimo mês de intervenção modificações no ambiente escolar (frutas em destaque, mascote “Super Água”, marcações no chão no caminho da água e materiais esportivos foram disponibilizados) . A analise dos dados para medidas repetidas avaliou a taxa de variação ao longo do tempo do consumo de água, alimentação escolar e atividade física entre os grupos de comparação.
Resultados Participaram do estudo 2.600 alunos, sendo 52% do sexo masculino, com idade média de 11,5 anos. Na linha de base, apenas 34% dos participantes relataram consumir a alimentação escolar todos os dias e a frequência de inatividade física entre os adolescentes foi de 21%. Após o período de intervenção, os participantes dos grupos 2 (p= 0,011) e 3 (p= 0,011) aumentaram o consumo de água, quando comparado ao grupo 1. O nível de atividade física aumentou entre os participantes do grupo 3 quando comparados ao grupo 1 (p= 0,015).
Conclusões/Considerações A intervenção se mostrou efetiva para o aumento do consumo de água, sem efeito adicional da estratégia de nudge. A estratégia de nudge mostrou-se efetiva para o aumento no nível de atividade física. Estratégias de baixo custo e fácil implementação podem ser potencializadoras do papel da escola como promotora de saúde.
|