28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2m - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional IV |
23551 - PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ÂMBITO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO PROMOTORES DESSE PROCESSO PRISCILA VIEIRA PONTES - UFRJ-CAMPUS MACAÉ, ANA ELIZA PORT LOURENÇO - UFRJ-CAMPUS MACAÉ, NAIARA SPERANDIO - UFRJ-CAMPUS MACAÉ, LUANA SILVA MONTEIRO - UFRJ-CAMPUS MACAÉ, THATIANA DE JESUS PEREIRA PINTO - UFRJ-CAMPUS MACAÉ, LUISA DAFLON - UFRJ-CAMPUS MACAÉ, CAMILA MUSSI FERREIRA - UFRJ-CAMPUS MACAÉ, VANESSA DA SILVA MARTINS - UFRJ-CAMPUS MACAÉ
Apresentação/Introdução As escolas são espaços privilegiados para a promoção da alimentação saudável, e os professores atores-chave nesse processo. O tema da alimentação faz parte do conteúdo curricular da rede pública de ensino, o que reforça a relevância de se buscar conhecer a percepção de professores sobre alimentação saudável e sobre seu papel enquanto educador acerca desse tema.
Objetivos Conhecer a percepção de professores do ensino fundamental de escolas públicas de Macaé sobre alimentação saudável e sobre seu papel como promotores da alimentação saudável no âmbito escolar.
Metodologia Foram realizadas sessões de grupo focal (GF) entre 2016 e 2017 com professoras de duas escolas de ensino fundamental de Macaé, em que, desde 2015 se constrói um vínculo universidade-escola por meio de projetos de pesquisa/extensão. Os participantes foram acomodados em círculo em salas reservadas. O moderador explicou os objetivos do GF e a importância da participação de todos. Teve-se como questões norteadoras: “Pra você, o que é alimentação saudável?” e “Você, como professor, se percebe como promotor da alimentação saudável? ”. Os GF foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. O projeto foi aprovado por comitê de ética (CAE: 49258313.1.0000.5257).
Resultados Participaram do GF, com cerca de 1h e 30 min de duração, 8 e 11 professoras, respectivamente em cada escola. A percepção das professoras sobre alimentação saudável foi similar nas duas escolas e diferente da proposta pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. As professoras trabalham o tema da alimentação, pois faz parte do conteúdo, mas não sentem segurança para orientar uma escolha alimentar adequada e saudável. Consideram que ações de educação alimentar só terão impacto se realizadas concomitantemente às famílias dos alunos. Sentem-se desmotivadas para serem promotoras da alimentação saudável em escolas que comercializam ultraprocessados e não regulam o lanche trazido de casa.
Conclusões/Considerações O GF mostrou a necessidade de ações de sensibilização junto a professores para a importância do seu papel na promoção da alimentação adequada e saudável, e dos gestores das escolas na regulação do lanche e uso de cantinas. Instrumentalizar os professores com referenciais, como o Guia Alimentar, pode trazer-lhes mais segurança, autonomia e protagonismo para discutir escolhas alimentares com seus alunos, familiares e gestão escolar.
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