28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2m - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional IV |
23495 - CARACTERÍSTICAS GERAIS E METODOLÓGICAS DO PROJETO COMO CRESCEMOS: PESQUISA-AÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA ANA ELIZA PORT LOURENÇO - UFRJ CAMPUS MACAÉ, PRISCILA VIEIRA PONTES - UFRJ CAMPUS MACAÉ, NAIARA SPERANDIO - UFRJ CAMPUS MACAÉ, THATIANA DE JESUS PEREIRA PINTO - UNIRIO, LUANA SILVA MONTEIRO - UFRJ CAMPUS MACAÉ, CAMILLA MEDEIROS MACEDO DA ROCHA - UFRJ CAMPUS MACAÉ
Período de Realização O projeto de pesquisa e extensão Como Crescemos acontece desde 2011 até o presente.
Objeto da Experiência Consiste numa parceria entre a UFRJ e o município de Macaé para realizar ações que promovam nutrição e alimentação saudável junto a escolas públicas.
Objetivos Este relato visa descrever as características gerais e o desenho metodológico adotado no Como Crescemos. Objetiva-se apresentar aos pares este projeto inovador em termos de mescla de métodos e de potencial de transformação da realidade local, sobretudo do ambiente alimentar das escolas.
Metodologia O Como Crescemos adota a pesquisa-ação como referencial, realizando diagnóstico situacional, seguido de planejamento de ações de intervenção na escola, de forma coparticipada com os atores. O projeto segue a perspectiva freiriana de que a transformação local advém da reflexão dos sujeitos sobre os problemas. Nesse sentido, todos os resultados diagnósticos são compartilhados com a comunidade escolar e município. O projeto é aprovado por comitê de ética (CAAE: 49258313.1.0000.5257).
Resultados Em até três escolas/ano indicadas pelo município, o projeto faz as seguintes atividades, com a participação de graduandos da UFRJ: análise do perfil antropométrico e alimentar de estudantes e professores da escola; grupo focal e entrevistas com professores sobre sua percepção de alimentação saudável; análise do ambiente alimentar escolar; reuniões e oficinas para retorno de resultados aos atores; planejamento conjunto e encaminhamento de ações de intervenção em alimentação e nutrição na escola.
Análise Crítica É um desafio intervir em nível local e, de fato, promover transformação no ambiente alimentar e perfil nutricional. Ao atuar por ao menos dois anos em cada escola, o projeto permite surgir relações de confiança, favorecendo o potencial transformador e a continuidade das ações. É diferencial o foco no ambiente alimentar e nos professores, que se tornam atores-chave nas intervenções. A adequação de itens vendidos na cantina de uma escola exemplifica uma mudança relevante decorrente do projeto.
Conclusões e/ou Recomendações A sensibilização de professores da escola, oriunda das reflexões proporcionadas pelo projeto é um ponto ímpar para a modificação do ambiente alimentar. O êxito das ações tem sido notório. Todavia a atuação se dá em profundidade em poucas escolas, sendo a ampliação da escala das ações um desafio. A experiência em uma escola pode ser replicada em outras, sobretudo via profissionais do município e parcerias previstas em programas governamentais.
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