27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO2k - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional III |
21359 - RELAÇÕES ENTRE AGRICULTURA FAMILIAR E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL A PARTIR DE PRÁTICAS AGROALIMENTARES DE FAMÍLIAS AGRICULTORAS DO SEMIÁRIDO JANAÍNA BRAGA DE PAIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, LÍGIA AMPARO DA SILVA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, LENY ALVES BOMFIM TRAD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Apresentação/Introdução Um conjunto de referências acadêmico-institucionais estabelecem uma relação necessária entre a agricultura familiar e a alimentação adequada saudável (AAS). Considerando a utilização de modelos produtivos de baixo impacto ambiental e as características dos alimentos produzidos por este grupo, o fortalecimento da agricultura familiar é apontado como estratégia relevante à promoção da AAS.
Objetivos Buscou-se analisar práticas agroalimentares de famílias agricultoras do semiárido baiano tendo em vista discutir sobre os alcances e as possibilidades, bem como sobre as tensões e as controvérsias, na produção do alimento adequado e saudável.
Metodologia Foram utilizadas duas estratégias de produção dos dados. A primeira tratou de narrativas produzidas a partir de nove grupos focais realizados entre os anos de 2011-12 com 97 agricultores familiares participantes de projeto de assistência técnica e extensão rural. A segunda consistiu em estudo etnográfico em uma das comunidades participantes do referido projeto, situada no município de Queimadas, Território do Sisal, Bahia, Brasil. Esta etapa foi realizada em 2015 através da observação participante e entrevistas semiestruturadas, focalizando a experiência de duas famílias agricultoras, uma que produzia alimentos perto do rio e outra que produzia longe do rio.
Resultados Os alimentos ou grupos de alimentos produzidos e consumidos pelas famílias foram utilizados como unidades de análise (milho, mandioca, feijão, produtos de origem animal e frutas, verduras e legumes), possibilitando aprofundamento sobre as temáticas da agroecologia, agrobiodiversidade, orgânicos, agrotóxicos, transgênicos e mudanças climáticas. Analisa-se que diferentes modelos de produção se conectam e que a agricultura familiar contemporânea, mesmo participando predominantemente dos circuitos curtos de produção, integra o sistema alimentar hegemônico e as cadeias de abastecimento globais ao consumir cultivares comerciais e outros produtos de origem não familiar.
Conclusões/Considerações O consumo de cultivares comerciais e ingredientes ultraprocessados na produção de alimentos por parte destes agricultores os distancia do que é idealizado na relação da agricultura familiar com a alimentação adequada e saudável. Assim, uma vez que as suas práticas agroalimentares mostram que os mais diversos sistemas alimentares se interconectam, questiona-se de que maneira o que vem sendo proposto institucionalmente pode ser alcançado.
|