27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO2j - Alimentação e Nutrição: Aspectos metodológicos |
26858 - REPRODUTIBILIDADE E VALIDADE DO MÉTODO DA GOTA SECA NA DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE RETINOL E NO DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS PEREIRA - UNIRIO, INÊS RUGANI RIBEIRO DE CASTRO - UERJ, ANA CAROLINA FELDENHEIMER DA SILVA - UERJ, MILENA MIRANDA DE MORAES - UERJ, MARTA CITELLI DOS REIS - UERJ, FLÁVIA FIORUCCI BEZERRA - UERJ
Apresentação/Introdução A Deficiência de Vitamina A (DVA) é uma das carências nutricionais de maior magnitude no mundo. Estimativas de sua prevalência são fundamentais para subsidiar políticas de alimentação e nutrição. O método da gota seca com sangue capilar foi o utilizado no único inquérito nacional em que esse agravo foi estudado. Poucos estudos analisaram seu desempenho em crianças menores de cinco anos (<5a).
Objetivos Avaliar a reprodutibilidade e a validade do método da gota seca na determinação da concentração de retinol e no diagnóstico de Deficiência de Vitamina A em crianças menores de cinco anos.
Metodologia Foram colhidas amostras de sangue capilar (colocadas em papel filtro – gota seca) e de sangue venoso de 235 crianças <5a usuárias do SUS no Rio de Janeiro. As análises de retinol da gota seca (método teste) e do sangue venoso (método de referência) foram realizadas por Cromatografia Liquida de Alta Eficiência. A reprodutibilidade do método teste foi avaliada por meio da comparação de prevalências, Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC), Kappa e Kappa ajustado pelo viés do observador e pela prevalência (PABAK). E sua validade foi avaliada por meio da comparação de prevalências e pela sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo (VPP) e negativo (VPN) e índice de acurácia.
Resultados As médias (e desvio padrão) de retinol sérico obtidas pelos métodos de referência e teste foram: 0,99±0,24 e 1,03±0,34, respectivamente (p=0,083). As prevalências de DVA foram de 11,5% pelo método de referência e 11,9% pelo método teste (p=0,005). Na análise da reprodutibilidade foram observados os seguintes valores: ICC= 0,94, Kappa= 0,83 e PABAK= 0,85 entre as duas amostras de sangue capilar. Na análise de validade, os valores encontrados foram: sensibilidade 33%, VPP = 32%, especificidade=91%, VPN=92%, índice de acurácia= 83%.
Conclusões/Considerações O método da gota seca com amostra de sangue capilar apresentou muito boa reprodutibilidade. A análise da validade apontou que o método pode ser utilizado na estimativa da magnitude do agravo e que apresenta melhor desempenho na identificação de indivíduos que não apresentam o agravo.
|