Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO2h - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais III

21439 - RELAÇÃO ENTRE ESTADO NUTRICIONAL E AUTOIMAGEM CORPORAL EM CRIANÇAS MORADORAS EM FAVELA DE GRANDE CENTRO URBANO E A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIAL
SUELI ROSA GAMA - ENSP/FIOCRUZ, LETICIA DE OLIVEIRA CARDOSO - ENSP/FIOCRUZ, ELYNE MONTENEGRO ENGSTROM - ENSP/FIOCRUZ, MARILIA SÁ CARVALHO - PROCC/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O aumento da prevalência da obesidade infantil, em grupos de baixa renda, é um difícil problema de saúde pública para ação, pois ele surge de rede complexa e interconectada de fatores econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais. A imagem corporal resulta da aparência física, da representação mental do tamanho e forma do corpo, práticas, ações, palavras ou atitudes dirigidas a ele.


Objetivos
Descrever a consonância / dissonância entre a imagem corporal e o Índice de Massa Corporal (IMC) entre crianças de uma comunidade de baixa renda, com variáveis que são representativas da influência do meio onde a criança vive.


Metodologia
Neste estudo avaliou-se 195 crianças pré-púberes com cinco anos ou mais, que foram entrevistadas em 2012. O IMC foi classificado de acordo com os valores de z-score da OMS (pontuação z de baixo peso -2), (escore z> -2 e <+1 pontuação de peso adequado) (pontuação z de excesso de peso> +1 <+2) e (pontuação de obesidade z +2) e a imagem do corpo foi coletada usando a escala de silhuetas validadas para crianças. Variáveis do contexto social da criança foram associadas com consonância/discrepância entre a imagem e o IMC.


Resultados
Encontramos uma subestimação do IMC quando comparado à imagem corporal, especialmente entre crianças com sobrepeso. Somente três variáveis foram significativamente associadas à dissociação entre IMC e imagem corporal: participação no programa de transferência direta "Bolsa Família", e a ingestão de doces industrializados e refrigerantes diariamente. Não se observou associação com o consumo de alimentos tradicionais, inclusive os industrializados com excesso de gordura.


Conclusões/Considerações
A subestimação da imagem corporal entre crianças com excesso de peso é preocupante, pois é mais um fator que contribui ao longo do tempo com o aumento do IMC. Os profissionais de saúde devem reconhecer a imagem do corpo como um componente importante do ganho de peso, buscando práticas participativas e menos autoritárias na orientação nutricional, com ênfase em capacitar as crianças para fazer escolhas saudáveis e auto-cuidado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360