Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO2f - Alimentação e Nutrição: políticas I

24135 - NÃO ADESÃO À ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM DUQUE DE CAXIAS, RJ, BRASIL: SOB O OLHAR DA DIREÇÃO, MERENDEIRAS E ESCOLARES
ANNA BEATRIZ SOUZA ANTUNES - UERJ, ROSELY SICHIERI - UERJ, EMANUELE SOUZA MARQUES - UERJ, ANA LÚCIA VIÉGAS RÊGO - UFRJ, DIANA BARBOSA CUNHA - UERJ


Apresentação/Introdução
O Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil (PNAE) representa um importante veículo de promoção de consumo e de hábitos alimentares saudáveis. Contudo, vários estudos têm observado alto percentual de não consumo da alimentação oferecida.


Objetivos
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de funcionários e escolares sobre a alimentação escolar e os aspectos relacionados à não adesão ao programa em escolas municipais de Duque de Caixas, Rio de Janeiro, Brasil.


Metodologia
Pesquisa qualitativa realizada em cinco escolas municipais do distrito de Campos Elíseos, atendidas pelo PNAE. Um questionário autoaplicado foi respondido pelos diretores das escolas. Foram realizadas entrevistas com responsáveis pela manipulação de alimentos e grupos focais com escolares do quinto e sexto ano de duas das cinco escolas selecionadas. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos com base na literatura da área.




Resultados
Aspectos relacionados ao horário, sistema de distribuição e atendimento das refeições, bem como características da faixa etária estudada, como o constrangimento e influência dos pares foram evidenciados para a não adesão à alimentação escolar no município de Duque de Caxias. Além destes, foram citados a monotonia do cardápio, aparência e modo de preparo das preparações, inadequação da temperatura de distribuição, alterações constantes no cardápio, ausência de utensílios adequados, má higiene e ambiente pouco acolhedor no refeitório.


Conclusões/Considerações
A implementação de atividades de educação alimentar e nutricional, investimentos em infraestrutura no local das refeições e na aquisição de utensílios, alterações na distribuição e modificações no ambiente alimentar escolar podem ser estratégias a serem consideradas para melhoria da adesão à alimentação escolar, potencializando o papel da escola como promotora de saúde e da alimentação escolar adequada e saudável.

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