Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO2f - Alimentação e Nutrição: políticas I

21722 - REGULAMENTAÇÕES DE CANTINAS ESCOLARES E SUAS INTERFACES COM O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA
KELLY DOS SANTOS GOMES - UERJ, DANIELA SILVA CANELLA - UERJ, ADRIANA CARRIERI - RUTGERS UNIVERSITY


Apresentação/Introdução
O Guia Alimentar para a População Brasileira possui, entre outros objetivos, o de fornecer subsídio para ações que visem promover e proteger a saúde por meio da promoção da alimentação saudável. Dessa forma, a regulamentação da comercialização de alimentos em cantinas escolares se faz uma ação de proteção à saúde de crianças e adolescentes, sendo fundamental a congruência entre esta e o Guia.


Objetivos
Identificar as regulamentações de comercialização de alimentos para as escolas brasileiras após o lançamento do Guia Alimentar para a População Brasileira e avaliar as interface das regulamentações com as recomendações do Guia.


Metodologia
Foi realizado um levantamento dos dispositivos legais nacionais (leis, decretos, portarias e resoluções) de regulamentação da comercialização de alimentos no ambiente escolar que foram promulgadas após o lançamento do Guia Alimentar para a População Brasileira, em novembro de 2014.
A busca foi realizada no Google, utilizando os seguintes termos: lei das cantinas; legislação alimentação nas cantinas; comércio de alimentos e bebidas em escolas; regulamentação do comércio de alimentos e bebidas nas escolas.
O conteúdo das regulamentações foi analisado quanto à existência de lista de alimentos proibidos, permitidos ou obrigatórios e a restrições quanto à composição nutricional dos alimentos.



Resultados
Foram encontrados 22 dispositivos legais em vigor. Destes, três, todos estaduais, foram publicados após o lançamento do Guia: Decreto nº 36900, 23/11/15, Distrito Federal (DF); Lei nº 4352, 07/05/16, Amazonas (AM); Lei nº 8178-A, 21/12/16, Sergipe (SE).
Os três dispositivos apresentam lista de alimentos proibidos, em geral ultraprocessados, e trazem proibições relacionadas ao teor de gorduras dos alimentos e a aditivos alimentares.
Os dispositivos do DF e do AM tornam obrigatória a oferta de frutas. No DF existe uma lista de alimentos permitidos e em SE uma lista de alimentos recomendados. A proibição de propagandas de alimentos de baixa qualidade nutricional consta nos três dispositivos.



Conclusões/Considerações
Os três dispositivos legais levaram em consideração o processamento dos alimentos, estabelecendo restrição à oferta de alimentos ultraprocessados e o estímulo a frutas; além de restringirem a propagandas de alimentos de baixo valor nutricional nos ambientes das cantinas. Entretanto, tópicos como a fixação de teor máximo de gordura são questionáveis. Tais dispositivos são fundamentais para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360