Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO2f - Alimentação e Nutrição: políticas I

21208 - GUIAS ALIMENTARES BASEADOS EM ALIMENTOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVE ENTRE OS GUIAS ALIMENTARES PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA 2006 E 2014
MAYARA SANAY DA SILVA OLIVEIRA - UFBA, LÍGIA AMPARO DA SILVA SANTOS - UFBA


Apresentação/Introdução
Em 2014, o Ministério da Saúde lançou a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) visando atualizar as diretrizes alimentares e nutricionais que orientam programas e ações para a promoção da alimentação adequada e saudável no País. Estima-se que a segunda edição do GAPB apresenta a capacidade de superar as limitações que existiam na edição anterior.


Objetivos
O artigo objetiva analisar os avanços e limites presenta na segunda edição do GAPB, contrastando-o com sua primeira edição.


Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo, cujo método de investigação utilizado foi a Análise de Discurso Pechêutiana. O universo do trabalho foi constituído pelas duas edições do GAPBs. O corpus do trabalho foi estabelecido através de: (i) leitura flutuante dos GAPBs; (ii) leitura aprofundada; (iii) seleção de sequencias discursivas e (iv) organização das sequencias discursivas em matriz para análise. A análise do material foi realizada em três etapas: (i) identificação de textos similares em material externo, (ii) elucidação do efeito linguístico através do aprofundamento das leituras dos materiais externos; e (iii) análise sistemática para identificar sequências que expressaram equivalência ou disparidades.


Resultados
A adoção da classificação de alimentos NOVA, baseado no nível de processamento de alimentos, possibilitou o desenvolvimento de diretrizes alimentares e nutricionais que consideram as limitações do discurso nutricional e a incorporação de discursos socioculturais e socioambientais evocando o prazer na alimentação, a diversidade sociocultural das práticas alimentares e o estímulo à prática culinária, como promotores de práticas alimentares saudáveis. Essas mudanças se relacionam ao enfrentamento político da indústria de alimentos ultraprocessados, e a defesa do direito humano a alimentação adequada e saudável, da segurança alimentar e nutricional e da soberania alimentar


Conclusões/Considerações
Conclui-se que o segundo GAPB, em que pese as suas limitações, possibilita uma nova forma de pensar os alimentos e a comida, diante do fortalecimento das dimensões socioculturais da alimentação, abordando diretrizes alimentares e nutricionais sobre práticas culinárias e o ato de comer e a comensalidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360