Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO2e - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional I

25924 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM CONTEXTO DE RETROCESSOS: QUE CAMINHOS A PRODUÇÃO CIENTÍFICA APONTA?
FERNANDA CANGUSSU BOTELHO - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SAMARA FERRARI RODRIGUES - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LÚCIA DIAS DA SILVA GUERRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LARISSA VICENTE TONACIO - INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO, IVAN FRANÇA JUNIOR - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Apresentação/Introdução
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é requisito para uma vida digna e plena de direitos. Na Atenção Primária à Saúde (APS), que é o cenário da saúde mais próximo da população, a SAN está entre as áreas estratégicas de ação. Na América Latina, esta abordagem é mais desafiadora pelas crises política e econômica que dificultam a realização de direitos sociais, como alimentação adequada e saúde.


Objetivos
Nosso objetivo é mapear a produção científica sobre SAN na APS nos países latino-americanos e identificar as recomendações para as práticas, políticas públicas e pesquisas.


Metodologia
Realizamos uma revisão sistemática de escopo. A busca feita em 14 bases de dados da área da saúde, assistência social, ciências sociais e interdisciplinar gerou 3469 registros, restando 1970 sem duplicatas. Para seleção, os critérios de inclusão foram: abordar a SAN; ter a APS como um contexto; ter sido realizado na América Latina; e estar em inglês, espanhol ou português. Todos os títulos e resumos foram avaliados e 58 estudos foram selecionados para avaliação na íntegra. Destes, os 17 que efetivamente atenderam a todos os critérios de inclusão seguiram para a etapa de extração e sistematização de dados de sua caracterização e recomendações para as práticas, políticas públicas e pesquisas.


Resultados
Dos 17, um foi na Colômbia, um no Chile/Bolívia e 15 no Brasil (seis no Nordeste). Estudos qualitativos foram mais frequentes (8), seguidos por quantitativos (3), relato de experiências (3), revisão (1), relato de políticas (1) e ensaio (1). Os principais sujeitos foram nutricionistas (5), agentes comunitários de saúde (ACS) (4) e usuários da APS (3). Após categorização, foram construídas 14 recomendações. Para a prática, destacam-se: articular mais com a comunidade; capacitar profissionais, notadamente o ACS; e atuar de modo multidisciplinar. Para políticas, a superação de impasses gerenciais na capacitação e ampliação das equipes. Para pesquisa futura, avaliar a implementação de políticas.


Conclusões/Considerações
A produção científica sinaliza a posição privilegiada do Brasil, dados os avanços político-normativos na SAN e APS, abrindo espaço para cooperação com os outros países latino-americanos. As recomendações focam na aproximação de profissionais e usuários ao tratar da SAN, com indicação para o fortalecimento do ACS como articulador desta interação. Nossa pesquisa projeta modos de efetivar estes desafiadores direitos em um contexto de retrocessos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360