Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO2e - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional I

24386 - POLÍTICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DESDE A PERSPECTIVA SISTÊMICA BRASILEIRA E GUATEMALTECA
CRISTIAN DAVID OSORIO FIGUEROA - INSTITUTO DE SALUD INCLUYENTE, THEREZA CHRISTINA BAHIA COELHO - UEFS


Apresentação/Introdução
A natureza da segurança alimentar e nutricional é complexa, multidimensional e possui um caráter histórico, portanto, realizar ações de caráter pontual para erradica-la é inviável, à vista disso, a forma de abordagem mais adequada é a teoria sistêmica. De fato, alguns países tem decidido organizar seus serviços desde a abordagem sistémica, tal é o caso do Brasil e da Guatemala.


Objetivos
Analisar na legislação do Brasil e da Guatemala a concepção da abordagem sistémica no caso particular da segurança alimentar e nutricional.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa documental utilizando leis, políticas e planos de caráter público, acerca de segurança alimentar e que, além disso, estivesse vigente para o ano 2016 de ambos os países. Primeiro foi feito um levantamento das informações coletadas sendo sistematizadas por meio de uma linha do tempo que mostrasse a distribuição temporal da implementação e aprovação das diferentes fontes de informação. Cada documento foi codificado com o intuito de diferencia-los da literatura consultada. Posteriormente, realizou-se a leitura na íntegra e finalmente a análise crítica e desenvolvimento de diagramas de fluxo para mostrar a estrutura sistêmica, tanto do Brasil como da Guatemala.


Resultados
Evidenciou-se que o direito à alimentação é assumido de maneira diferente para cada país, na Guatemala ainda é implícito enquanto no Brasil é explícito, ainda com maior preocupação pela efetiva participação cidadã do que na Guatemala. Ambos os países decidiram abordar a perspectiva sistêmica como produto de diferentes crises de percepção. Para o Brasil, a necessidade de organizar suas respostas para a luta contra a fome, enquanto na Guatemala, foi uma ação diante os altos índices de desnutrição existentes. A importância da adoção sistémica, por parte do Estado, é um avanço na compreensão da multicausalidade da insegurança alimentar, mas constitui-se um desafio para atingir sua efetiva implementação.


Conclusões/Considerações
Evidenciou-se a percepção da necessidade de abordagens integrais para o combate de a insegurança alimentar, de forma intersetorial e com maior participação social, compreendendo a multicausalidade da problemática. Porém, a abordagem sistémica é incipiente sem conseguir avanços significativos no rompimento da linearidade com o intuito de criar verdadeiras redes desde uma perspectiva baseada na complexidade para o combate da fome tanto no Brasil como na Guatemala.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360