26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO2b - Alimentaçaõ e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional I |
28510 - AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM GRUPO DE PESSOAS ACOLHIDAS EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA ANABELE PIRES SANTOS - UNIFESP, PAULA BERNARDES MACHADO - UFLA, JANAÍNA DE CÁSSIA SOUZA CRUZ - UFLA, MONIQUE LOUISE CASSIMIRO INÁCIO - UFLA, RAFAELA CORRÊA PEREIRA - UFLA, PATRÍCIA RECH MONROE - UNIFESP, MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA - UFLA
Apresentação/Introdução Pessoas em situação de rua podem sofrer consequências que comprometem à saúde pela falta de informação e assistência alimentar e nutricional com segurança conforme seus direitos constitucionais. No entanto, abordagens de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) de forma problematizadora podem auxiliar na construção de conhecimentos, tornando os sujeitos mais autônomos na busca da promoção à saúde.
Objetivos O presente estudo visou realizar intervenções de EAN baseadas em abordagens pedagógicas de forma problematizadora e construtivista e analisar as contribuições e reflexões geradas por meio delas.
Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo. Foram realizadas intervenções de EAN, em agosto de 2017, em um grupo de pessoas que se encontravam em situação de rua no município de Lavras, MG. Foram desenvolvidas três atividades de EAN com base nas técnicas de problematização e construção de conhecimentos a partir daqueles já existentes, sendo, contudo, desenvolvido uma roda de conversa e duas oficinas em dinâmica de grupo. As atividades abordaram temas de saúde e alimentação, a saber: direito humano à alimentação adequada (DHAA), segurança alimentar e nutricional (SAN) e a alimentação adequada e saudável. As reflexões geradas sobre os temas foram gravadas e analisadas por meio da análise de conteúdo.
Resultados Considerações feitas pelos participantes nas intervenções foram agrupadas em 3 categorias de análise induzida: DHAA, SAN e alimentação adequada e saudável; e apresentaram indignação com o atual cenário de desigualdade no país em relação ao acesso ao alimento de forma permanente e segura, livre de agrotóxico e ressaltaram a necessidade de alimentação equilibrada. Verificaram-se significações atribuídas aos conceitos trabalhados, a partir das histórias de vida dos indivíduos. Foi verificado maior conhecimento e autonomia pelos participantes, uma vez que as narrativas geradas nas atividades apresentaram reflexões críticas e mudança de postura em todas as categorias de análise.
Conclusões/Considerações Intervenções em EAN dialogadas e desenvolvidas a partir da problematização possibilitaram a participação ativa dos indivíduos, permitindo que os mesmos atribuíssem significados às questões abordadas a partir de sua história de vida e da interação com os diferentes sujeitos participantes e efetivou o processo de aprendizagem, possibilitando a autonomia para a continuidade de construção do conhecimento sobre os temas abordados.
|