26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO2b - Alimentaçaõ e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional I |
27917 - FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS DO RAP DA SAÚDE PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. JULIANA PAULO E SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CRISTINA ALVIM CASTELLO BRANCO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CRISTINA BOARETTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, EDSON ALVES DE MENEZES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, TAIS DE SOUZA LOPES - UFRJ
Período de Realização As Oficinas de Promoção da Alimentação Saudável foram realizadas nos anos de 2016, 2017 e 2018
Objeto da Experiência Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde - curso de formação de jovens, instituído pela SMS/RJ, que visa potencializar o protagonismo juvenil
Objetivos Formar jovens a partir dos preceitos da promoção da saúde, direito humano à alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional, a fim de sensibilizá-los a uma consciência crítica de que suas práticas alimentares são frutos de ações políticas.
Metodologia Foram realizadas 15 oficinas educativas e 10 oficinas culinárias, com 232 jovens, de 13 a 24 anos. Nas oficinas educativas, utilizou-se metodologia ativa, com dinâmicas e vivência culinária, e foram realizadas nas Clínicas da Família (CF), onde os jovens atuam durante o curso de formação. As oficinas culinárias foram realizadas no Laboratório Culinário de Manguinhos, como uma estratégia didático-pedagógica no intuito de incentivar práticas culinárias e escolhas saudáveis.
Resultados Em todas as oficinas foram realizadas avaliações, onde 98% relatou que gostou da oficina. Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu nesta oficina? “Malefícios dos alimentos industrializados”, “Alimento que vem na caixa não é alimento de verdade” “A importância de saber de onde vem os alimentos” Com o que foi aprendido nesta oficina, que ação você imagina elaborar para o RAP da Saúde? “Falar sobre agrotóxicos, açúcar e os produtos ultraprocessados nas escolas e no território da CF”
Análise Crítica As oficinas mobilizaram os jovens para ações políticas e criativas referentes à promoção da alimentação saudável, além de oportunizar o trabalho coletivo e trocas de experiências, provocando a problematização sobre a relação de cada participante com a comida, a culinária, a saúde e o prazer nos âmbitos pessoal, comunitário e profissional. Ao refletirem sobre suas próprias práticas alimentares, os jovens reconheceram suas fragilidades e potencialidades referentes às suas escolhas alimentares.
Conclusões e/ou Recomendações O RAP da Saúde se apresenta como proposta de reinventar e construir novas estratégias de acesso e vinculação dos jovens aos serviços de saúde. As Oficinas de Promoção da Alimentação Saudável fomentaram o desenvolvimento de aptidões, habilidades e oportunidades para que os jovens façam escolhas com autonomia. A articulação entre alimentação e o protagonismo juvenil é uma potência geradora de transformação social e influência política.
|