Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21f - Gestão do trabalho e da educação: temas variados

28984 - A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA REDE DE ESCOLAS TÉCNICAS EM SAÚDE (RET-SUS/MS) E NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (REDE FEDERAL DE EPCT/MEC)
DAIANA CRÚS - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO/ FIOCRUZ, JEFFERSON ALMEIDA - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO/ FIOCRUZ, ANAKEILA DE BARROS STAUFFER - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO/ FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Esta pesquisa relaciona-se ao processo de trabalho de articulação entre a Rede de Escolas Técnicas em Saúde (RET-SUS) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Rede Federal de EPCT), desenvolvido no âmbito do Projeto de Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica de Nível Médio em Saúde da EPSJV/Fiocruz em parceria com o DEGES/ SGTES/ MS.


Objetivos
Identificar as ações de Educação Profissional em Saúde desenvolvidas pela RET-SUS e pela Rede Federal de EPCT, especialmente as de formação técnica de nível médio em saúde.


Metodologia
Dada a insuficiência de informações públicas disponíveis sobre a educação profissional em saúde no Brasil, realizou-se um levantamento das informações disponibilizadas nos websites das instituições integrantes da Rede Federal de EPCT, normalmente atualizados em razão da oferta anual de cursos técnicos.
Já o levantamento de informações sobre a educação profissional em saúde de nível técnico realizado na Rede de Escolas Técnicas do SUS, partiu da organização de informações disponibilizadas pela Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES/DEGES/SGTES/MS), recolhidas a partir do preenchimento não-obrigatório de um formulário específico encaminhado para as instituições.



Resultados
Apesar da Rede Federal de EPCT ser mais capilarizada nas grandes regiões do país, apresenta uma oferta reduzida de cursos técnicos na área da saúde, preponderando cursos técnicos em meio ambiente, enfermagem, controle ambiental e análises clínicas. Estão ausentes algumas carreiras técnicas da área de diagnóstico, de gestão em saúde e da atenção em saúde.
A RET-SUS realiza cursos FIC de forma majoritária, em todos os estados do país. No nível técnico prevalecem cursos em enfermagem, análises clínicas, saúde bucal, vigilância em saúde e em hemoterapia. Também identifica-se pouca expressividade de cursos técnicos relacionados à gestão dos serviços de saúde e a atenção em saúde.



Conclusões/Considerações
É necessário o estabelecimento de fontes mais criteriosas de informações sobre a educação profissional em saúde realizada no Brasil. As áreas da atenção e da gestão em saúde geralmente não são privilegiadas na formação técnica, voltando-se para cursos FIC. Carreiras técnicas historicamente predominantes mantém-se preponderantes. Cursos em diagnósticos em saúde não encontram grande variedade de formações técnicas disponíveis nas duas redes.

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26

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