29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21f - Gestão do trabalho e da educação: temas variados |
24676 - AVALIAÇÃO DA REPERCUSSÃO DO ENSINO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DIANTE DE ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE DO PRÉ-NATAL EM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL MARIA EDUARDA CENTENA DUARTE VIEIRA - UCPEL, CATARINA RIBEIRO TASSONI - UCPEL, FERNANDA ALVES SOBRINHO - UCPEL, GABRIELLA FERREIRA BERNARDI - UCPEL, LUISA COSTA MASTRASCUSA - UCPEL, MARIANA DE SOUZA SCHNEID - UCPEL, MARTINA BÖHM FERNANDES - UCPEL, SAMANTHA SEIBT DEWES - UCPEL, VALENTINA EMMERICH DEFAVERI - UCPEL, MILTON LUIZ MERONY CEIA - UCPEL
Apresentação/Introdução O município de Pelotas/RS possui dois modelos administrativos de Unidades Básicas de Saúde (UBS): um gerido pelo município e outro com gestão compartilhada com as universidades. Neste último, os acadêmicos são inseridos desde o início de sua formação, tendo a oportunidade pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Entretanto, pouco se sabe sobre o retorno deste modelo para a comunidade.
Objetivos Avaliar o reflexo do atendimento acadêmico na realização de procedimentos de pré-natal em uma UBS coordenada em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no município de Pelotas/RS.
Metodologia Estudo transversal, no qual foram selecionadas duas UBS: COHAB Pestano, gerida pelo município, e Caic Pestano, gerida em parceria com a UCPel, ambas no mesmo bairro, permitindo comparabilidade. A amostra foi composta por 26 gestantes atendidas nessas UBS, residentes na região adstrita das unidades e com gestação em no dezembro de 2017. A partir de dados secundários, foi preenchida uma planilha da Universidade Aberta do SUS, para avaliar a proporção de grávidas que realizaram cada um dos procedimentos pré-natais recomendados. Foi conduzido o teste qui-quadrado para avaliar a diferença na proporção de realização entre as duas UBS. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UCPel.
Resultados Os resultados indicam que a UBS Caic Pestano teve uma prevalência maior em seis dos 19 procedimentos avaliados quando compara à COHAB Pestano, a saber: prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico (87,50% x 30,00%, p = 0,003); orientação nutricional (68,75% x 0,00%, p = 0,001); solicitação de ABO-Rh na primeira consulta (62,50% x 20,00%, p = 0,034); esquema vacinal antitetânica (50,00% x 10,00%, p = 0,037); registro adequado na ficha espelho de pré-natal e vacinação (37,50% x 0,00%, p = 0,027); e orientação sobre aleitamento materno (37,5% x 0,00%, p = 0,027). Em nenhum dos procedimentos avaliados a UBS COHAB Pestano apresentou prevalência superior à UBS Caic Pestano.
Conclusões/Considerações A gestão compartilhada das UBS entre município e universidade pode ter um impacto positivo na qualidade do serviço oferecido. É possível que isso ocorra devido ao atendimento de acadêmicos, pois estes estão preocupados com suas formações, e, portanto, em executar todos procedimentos recomendados. Além disso, é plausível que, pelo contato com a universidade, esse modelo aproxime o serviço com as práticas mais atualizadas no âmbito do SUS.
|

|