29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21f - Gestão do trabalho e da educação: temas variados |
24650 - FORMAÇÃO DE PRECETORES EM SAÚDE BUCAL PELO PET GRADUASUS: CONQUISTANDO CENÁRIOS DE PRÁTICA NA APS COM EDUCAÇÃO PERMANENTE E CRIAÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS PATRÍCIA SUGURI CRISTINO - EBMSP E UFBA, MÔNICA MOURA COSTA E SILVA - EBMSP E SESAB, TATIANA FREDERICO DE ALMEIDA - SMS SALVADOR E UFBA, ROSÂNGELA FONTES DOS SANTOS - SMS SALVADOR (BA), TICIANE TEIXEIRA DE MENDONÇA - SMS SALVADOR (BA), HALINE SOUZA ANTUNES - SMS SALVADOR (BA), CAROLINA RIBEIRO PEDRAL SAMPAIO - SMS SALVADOR (BA), RAPHAEL SANTOS SANDE - EBMSP, MOISÉS VILA FLOR SANTOS NETO - EBMSP, CATARINA RIBEIRO ABREU - EBMSP
Período de Realização O curso de preceptores foi realizado entre 10 de fevereiro e 03 de novembro de 2017.
Objeto da Experiência Formação de preceptores na Atenção Básica para viabilizar a vivência de estudantes de Odontologia na Saúde da Família.
Objetivos Ofertar apoio pedagógico, nos moldes da Educação Permanente em Saúde, para cirurgiões-dentistas da Atenção Básica de Salvador (BA) interessados em exercer a função de preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS) para estudantes de Estágio Supervisionado da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Metodologia Curso de preceptores promovido pelo PET GraduaSUS, com carga horária total de 153 horas: 48 presenciais e 105 em Educação à Distância (EaD). Encontros presenciais programados com oficinas de atualização e rodas de conversa. Temas das oficinas pactuados com os cirurgiões-dentistas, aliando as necessidades sentidas pelo grupo e a função de preceptoria. Rodas de conversa compostas pelos cirurgiões-dentistas (já exercendo a preceptoria), estagiários e docentes do Estágio Supervisionado.
Resultados Aumento e 2 para 32 vagas de estágio na Atenção Básica, com dois turnos semanais para cada estagiário. Ampliação dos cenários de prática de 2 Unidades de Saúde para 15 e de 1 para 3 Distritos Sanitários. Qualificação e certificação de 27 cirurgiões-dentistas para a função de preceptoria. Criação de Espaço Coletivo para esses trabalhadores. Ressignificação do Sistema Único de Saúde entre os estagiários contemplados (relatos das rodas de conversa). Integração ensino-serviço com sustentabilidade.
Análise Crítica O curso foi inicialmente pensado para os 3 grupos do PET GraduaSUS: Medicina, Odontologia e Enfermagem. Porém, pelas dificuldades no planejamento, reduziu-se para apenas uma categoria profissional. No entanto, de todos os temas abordados, apenas um foi exclusivo para cirurgiões-dentistas, capacitando-os para a preceptoria com estagiários de outros cursos (interprofissionalidade). O vínculo estabelecido exige a valorização do trabalhador por parte do serviço, para além da Educação Permanente.
Conclusões e/ou Recomendações A perenidade dos resultados alcançados pelo curso de preceptores depende do amadurecimento do vínculo criado entre as duas instituições (IES e Secretaria Municipal de Saúde), numa construção permanente. No entanto, pode-se afirmar que a formação de preceptores foi fundamental para a ampliação de cenários de prática qualificados, que beneficiaram o ensino da Saúde Coletiva em diferentes momentos do curso e não apenas no Estágio Supervisionado.
|