Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21f - Gestão do trabalho e da educação: temas variados

23771 - GESTÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM TRABALHADORES NA ATENÇÃO À PRIMEIRA INFÂNCIA
ALÍSSIA GRESSLER DORNELLES - UFRGS; 13ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE - SES/RS, ANDREA GABRIELA FERRARI - UFRGS, MARTA REGINA MUELLER - 13ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE - SES/RS, KARINE ZENATTI ELY - UNISC; 13ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE - SES/RS


Período de Realização
A experiência de formação foi realizada no período de agosto/2016 a junho/2017.


Objeto da Experiência
Equipe de visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul.


Objetivos
Fomentar espaços de formação de trabalhadores da atenção básica em saúde. Sensibilizar os visitadores do PIM para a importância de considerar a dimensão subjetiva no processo de desenvolvimento infantil, a fim de qualificar as práticas de cuidado a bebês e suas famílias no território.


Metodologia
Inicialmente, realizou-se entrevista individual com cada visitador e preenchimento de questionário sobre a história de vida, experiência profissional e formação. Realizou-se, em média, um encontro formativo por mês, totalizando sete encontros em grupo. Também foram realizadas visitas domiciliares de acompanhamento com os visitadores às famílias do PIM, priorizando famílias com bebês e crianças pequenas. No encerramento do processo, realizou-se entrevista final com os visitadores.


Resultados
Os resultados apontaram para a dificuldade de transpor a metodologia preconizada pelas diretrizes do programa para as práticas de cuidado e acompanhamento no território, especialmente no atendimento de famílias com bebês. O espaço de escuta possibilitou o compartilhamento de saberes e a construção de modos de agir pautados não somente nas prerrogativas técnicas e instrumentais, mas na dimensão ética do fazer em saúde, permitindo a singularização do cuidado na atenção à primeira infância.


Análise Crítica
A dificuldade de atuar com as famílias com bebês decorre dos impasses relativos à aplicação padronizada e generalização de uma metodologia de atendimento, posto que os bebês sejam refratários ao enquadramento metodológico de atividades pré-programadas para as visitas domiciliares. O investimento na formação destes trabalhadores, considerando as experiências vivenciadas no território, contribui para compor a integralidade do cuidado nas ações de promoção do desenvolvimento infantil.


Conclusões e/ou Recomendações
Cabe à esfera da gestão das políticas de saúde participar da construção de estratégias formativas alinhadas às questões trazidas pelos trabalhadores, considerando os saberes e experiências de cada profissional na construção de práticas e nos processos de formação. Os saberes construídos no encontro singular com cada sujeito no fazer cotidiano são capazes de abrir margens para uma perspectiva de cuidado ético-política e acolhedora da diferença.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360