29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21e - Soluções para o trabalho: relatos e análises |
28033 - O USO DE INDICADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE RENATA GOMES ZUMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NINA LÚCIA PRATES NIELEBOCK DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização O presente trabalho será desenvolvido entre janeiro e junho de 2018.
Objeto da Experiência O uso de indicadores como ferramenta de gestão do trabalho e educação em saúde para desenvolvimento de habilidades e competências profissionais.
Objetivos Descrever a experiência da Secretaria Municipal de Saúde do município do Rio de Janeiro com o Projeto ASAS Rio – Ambientes de Saberes e Aprendizagens em Saúde;
Analisar os desdobramentos preliminares com relação a mudanças no processo de trabalho dos facilitadores de Educação Permanente do ASAS Rio.
Metodologia As etapas metodológicas consistem em: 1. Apresentação do Projeto ASAS (Ambientes de Saberes e Aprendizagens em Saúde) com descrição do perfil de Facilitadores em EPS; 2. Apresentação dos indicadores; 3. Apresentação do planejamento para desenvolvimento do processo de trabalho; 4. Apresentação do teste de conhecimentos específicos com relação aos indicadores de processo; 5. Análise dos resultados do pré e pós-teste.
Resultados Os facilitadores de Educação Permanente do ASAS Rio foram categorizados em profissionais da saúde e profissionais fora da área da saúde. Dos treze facilitadores, seis são profissionais da saúde e sete são fora da área da saúde. Com a aplicação do pré e pós-teste espera-se analisar o conhecimento dos profissionais acerca dos processos a serem trabalhados e desenvolver habilidades e competências de acordo com as necessidades identificadas para o alcance dos resultados.
Análise Crítica Este trabalho gera um duplo movimento: o desenvolvimento de competências e habilidades dos facilitadores, expresso pelo pré e pós teste; e os desdobramentos e reverberações do processo de qualificação deles para a rede, expressos pela melhoria dos indicadores de resultado. Traz como limitações o fato do pós-teste não expressar o desenvolvimento qualitativo do processo de trabalho dos profissionais, e o tempo de divulgação dos resultados dos indicadores pelos Sistemas de Informação nacionais.
Conclusões e/ou Recomendações Uma das diretrizes da PNEPS é a formação e o desenvolvimento do trabalho em saúde voltados para as necessidades do serviço. O uso de indicadores como ferramenta orientadora de processos que a SMSRJ deseja induzir, e a partir da identificação de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos facilitadores ASAS Rio, o presente trabalho apresenta uma metodologia que poderá ser desenvolvida junto aos demais profissionais da rede.
|