29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21e - Soluções para o trabalho: relatos e análises |
26304 - O AGIR DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS EM UM HOSPITAL DE URGENCIA EMERGENCIA (HUE): MÚLTIPLOS ARRANJOS DE CUIDADO NELMA LOURENÇO DE MATOS CRUZ - UNIFESP, LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CECILIO - UNIFESP, ADEMAR ARTHUR CHIORO DOS REIS - UNIFESP, ROSEMARIE ANDREAZZA - UNIFESP
Apresentação/Introdução Os cuidados hospitalares são compostos por um conjunto de ações menores que se complementam, mas que podem competir entre si. A maior integralidade pressupõe uma articulação, uma colaboração dos saberes e fazeres dos profissionais. Como farmacêutica de um hospital universitário me inquieta perceber os distintos modos de agir da equipe multiprofissional nos arranjos de produção de cuidado.
Objetivos Analisar o trabalho em equipes multiprofissionais na produção do cuidado num hospital de urgência e emergência (HUE): seus desenhos, seus arranjos, suas dinâmicas de trabalho, suas relações e seus “entornos”.
Metodologia Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Integra uma investigação maior que estuda dois arranjos tecnológicos de cuidado em um HUE localizado na grande São Paulo. Usamos a Cartografia a partir da observação participante; com convívio sistemático com as equipes há 6 messes; produzindo mapas que buscam descrever os fenômenos, os ambientes físicos e sociais dos cotidianos das equipes nos diferentes locais do HUE. São os acontecimentos que guiam os movimentos em campo sem perder o foco da pesquisa. O tema desta pesquisa surgiu durante o trabalho de campo da pesquisa acima referida, que produz relatórios técnico-científicos que serão também fonte de dados.
Resultados Os resultados parciais mostram que: existe diferentes equipes multiprofissionais com diferentes agires no cuidado à saúde integral do pacientes; a interdisciplinaridade está presente nas equipes; o arranjo de uma equipe é influenciado por seus componentes, pelos pacientes cuidados por ela; existe uma relação de poder presente nas equipes que flutua entre seus componentes dependendo do ponto a ser discutido; a gestão tem presença marcante nas equipes; as equipes se protegem uma das outras o que leva muitas vezes a conflitos; o trabalho do “entorno” interfere nos agires das equipes pois são como “tentáculos” entre as diferentes equipes; os funcionários demonstram satisfação no trabalho.
Conclusões/Considerações Analisar o agir das equipes multiprofissionais, seus múltiplos arranjos, contribui para: conhecer o agir dos trabalhadores isoladamente e em equipe; fortalecer a interdisciplinaridade; direcionar novas práticas de atenção integral à saúde; consolidar do protagonismo do trabalhador da saúde no fortalecimento do SUS; guiar decisões dos gestores na promoção, desempenho e implantação de novas ações de cuidado integral á saúde.
|