29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21e - Soluções para o trabalho: relatos e análises |
24370 - INTERVENÇÕES NO CAMPO DA GESTÃO DO TRABALHO: AMAZONAS EM FOCO JULIANA MARQUES NOGUEIRA MENDONÇA - UFRN, RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA - UFRN, MARIA CLARA PINHEIRO DE LIMA - UFRN, BÁRBARA DANIELLE CALIXTO DE ALCÂNTARA - UFRN, ROSANA LÚCIA ALVES DE VILAR - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN
Apresentação/Introdução O processo de descentralização no SUS impôs aos estados e municípios uma agenda, na qual a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde passou a ser incluída, configurando-se como uma importante área para intervenções. Para tanto, apoiar as equipes gestoras e fortalecer as ações de Gestão do Trabalho em Saúde, oportuniza novos conhecimentos e contribui para qualificação da área no SUS.
Objetivos Analisar os projetos de intervenção dos alunos da Amazonas do curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com enfoque no campo da Gestão do Trabalho, identificando o âmbito governamental, bem como os focos de intervenção apresentados.
Metodologia Pesquisa documental com abordagem qualitativa. Trata-se de um recorte das intervenções propostas no Curso de Especialização e de Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, promovido pelo Observatório RH-NESC/UFRN em parceria com o Ministério da Saúde. Para tanto, selecionou-se os trabalhos do estado do Amazonas com enfoque em Gestão do Trabalho, a partir de um levantamento de todos os projetos de intervenção. Posteriormente, elaborou-se uma planilha com os aspectos característicos da intervenção, a saber: título, âmbito de atuação, problema, foco de intervenção, entre outros.
Resultados Dentre as 29 intervenções do Estado do Amazonas, 12 tiveram associação com o campo da Gestão do Trabalho; 5 foram direcionadas à instituições de âmbito municipal, 6 de âmbito estadual e 1 de âmbito federal. No aspecto foco de intervenção, Saúde do Trabalhador destacou-se com 5 propostas, seguido por Política de Gestão do Trabalho com 4 e Humanização, PCCS e Mesa de Negociação Permanente com, respectivamente, 1 intervenção cada. Ademais, as propostas de intervenções inquietam-se em minimizar problemas a fim de que os trabalhadores do SUS sejam eficientes na oferta e aprimoramento dos serviços de saúde, fornecendo condições de trabalho adequadas para os servidores.
Conclusões/Considerações O propósito de desenvolver no aluno/profissional de saúde a capacidade de, a partir da análise de sua realidade, identificar os problemas de gestão da saúde, repensando sua prática através do conhecimento técnico e científico e propondo estratégias de intervenção, melhorou a qualidade do serviço, por meio das intervenções, e instigou estes profissionais a buscarem novos horizontes, dentro de suas oportunidades no campo da saúde.
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